“Não se faz política de acesso sem assistente social”, destaca prefeita em homenagem às profissionais

Exibindo Dia da Assistente Social_MG_8087.jpg

Embaladas ao som da música Semente do Amanhã, de Gonzaguinha, as assistentes sociais foram homenageadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), nesta quarta-feira (17) com um farto café da manhã. A data, que é comemorada oficialmente em 15 de maio, reverencia os profissionais que estão diretamente envolvidos nos processos de inclusão, de garantia de direitos e transformação social.

A prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do profissional social diante do cenário de banalização da sociedade. “O assistente social é fundamental no desenvolvimento do município e do país. São os profissionais que estão na ponta, responsáveis muitas vezes por transformar a realidade de famílias. Não se faz política de acesso sem assistente social. Quero parabenizar as profissionais de Lauro de Freitas e dizer que estamos juntas nesta caminhada”.

Para a secretária da SEMDESC Huldaci Santana “é importante homenagear as Assistentes Sociais reconhecendo o relevante trabalho que desempenham no município, na busca continua da emancipação e promoção social, na garantia de direitos e fortalecimento de vínculos sóciofamiliares e comunitários. Enquanto secretária, tenho a responsabilidade e estou engajada na luta pela consolidação do SUAS e pelo aprimoramento da Política de Assistência Social em Lauro de Freitas”.

Aldaira Nascimento, assistente social da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), se sentiu gratificada com a homenagem. “Tive a demonstração da existência de um processo democrático com o reconhecimento profissional, com a nossa valorização, pois a maioria das políticas públicas e consequentemente as mudanças sociais acontecem através de nós”.

O serviço social no Brasil surgiu em 1930, mas a profissão foi legalmente reconhecida em agosto de 1957 com a lei nº 3.252. O 15 de maio foi escolhido para comemorar o Dia do Assistente Social, por ser a data em que a profissão foi regulamentada e os conselhos Federal e Regionais de Serviço Social foram criados. Uma das principais atribuições do assistente social é orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais e atuar na defesa de seus direitos.

Além das assistentes sociais que atuam no município, servidores da SEMDESC e secretários de governo estiveram presentes no evento dedicado às profissionais.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.