ESPECIAL: DEZ RAZÕES PARA MORAR NA "RÚSSIA"


Falar que moro na Rússia é motivo para despertar curiosidade na maioria das pessoas com as quais me comunico. E quando eu falo que eu adoro morar aqui, essa informação gera muitas interrogações: mas por quê a Rússia? O que tem de tão especial? Não é muito difícil?

Não, não é muito difícil, é um país maravilhoso e a vida aqui pode ser muito boa.

Acredito que a maioria dos brasileiros não tenham muita ideia de como é realmente a Rússia. Claro que o melhor jeito seria fazendo uma visitinha, quem tiver a chance de incluir a Rússia no seu roteiro de viagens, eu recomendo muito. Mas por enquanto tentarei compartilhar um pouco com vocês da vida aqui.

1. Clima

Quando falam em Rússia vem logo à cabeça aquela idea de congelar no inverno russo. Realmente faz frio, mas não é bem assim. A Russia fica em região de clima temperado, e temos aqui todas as estações bem definidas: verão é quente, primavera é florida, outono as flores caem para se prepararem para o inverno: a neve chega. Todas estações são bonitas, mas o inverno tem seu charme especial. A melhor parte do inverno é a neve, fica tudo branquinho e bonito. Ao contrário do Brasil, que se faz uma chuva ninguém sai de casa, há muita vida aqui no inverno! Tem muitas atividades para fazer, patinação no gelo, esquiar, batalhas com bola de neve, brincar na neve. As crianças russas brincam na neve como as brasileiras brincam na areia da praia, pegam baldinho, constroem castelos, fazem bolinhos. Assim como no Brasil aprendemos a andar de bicicleta logo na infância, eles aprendem a patinar no gelo aqui.

2. Culinária

A Rússia tem uma rede de fast food que é de panquecas, isso já dá pra ter uma ideia das delícias que tem aqui. Uma variedade enorme de doces, e todos lindos e deliciosos. Mas em geral eles tem uma alimentação bem saudável, bastante saladas e sopas. A tradicional sopa russa é a “borsh” e tem o Stogonoff, prato que muitos brasileiros comem e não sabem que é russo. O cardápio varia de região, e leva a influência de vários países.


3. Povo russo

Eles não são bêbados, e a vodka não é a bebida mais consumida. Ao chegar na casa de alguém sempre te servem um chá. Ao contrário do estereótipo, os russo não são grossos ou rudes. Eles são um povo que carrega uma história de muitos acontecimentos que os fazem serem desconfiados. Porém, após quebrar essa barreiras, e eles ganharem sua confiança, eles viram ótimos amigos! Se você tem um amigo russo, você tem um amigo de verdade.

4. Educação

O assunto guerra aqui não se limita a filmes, livros. Está presente na vida de cada família russa, todo sofrimento que foi passado é valorizado. Aprendeu-se nesses tempos o valor de coisas muito mais importantes que o dinheiro, e hoje pode-se dizer que uma das coisas mas valorizadas é a educação.

Se há uma prioridade nas famílias russas, é o ensino. Herança da União Soviética, a Rússia goza de muitas escolas, universidades, instituições de ensino, e mais da metade da população tem ensino superior completo. O método de ensino é diferente do brasileiro, e os russos em geral são muito cultos. Um russo que estudou inglês na escola, por exemplo, fala a língua fluente.

5. Cultura

A Rússia é um país extremamente rico neste sentido. O patrimônio cultural está presente em muitos lugares: teatros, museus, palácios, catedrais. A arquitetura com influências bizantinas, a pintura ortodoxa, a literatura clássica russa com os grandes nomes de Dostoevskiy, Tolstoy. E não podemos esquecer do famoso ballet clássico russo que se pode ver nos teatros Mariinskiy e Bolshoy.


6. Mobilidade urbana

Metrô, ônibus, bonde, troley, vans, são as opções que os russos contam para se locomover sem carro. Todos muito eficientes, contando com linhas que cruzam toda cidade, bons horários e preços acessíveis. A qualidade do transporte é, também, uma herança da União Soviética. O metrô além de ser prático e rápido, conta com algumas estações que são verdadeiros museus subterrâneos.

7. Belezas naturais

A Rússia é o maior país de extensão territorial, ocupando dois continentes. A área do país é duas vezes maior que o Brasil. O país conta com 10 fusos horários, contendo em seu território diferentes tipos de vegetação. Tem uma imensidade de florestas sem fim, muitos lagos, contando com o lago mais fundo do mundo, o Baikal, uma das maiores fontes de água doce do planeta. Muitos rios, campos, contando com uma enorme diversidade conforme a localidade.


8. Segurança

O país é bastante seguro, aqui não há a preocupação quanto ao vestuário ou horário. No metrô, na rua e em todas partes da cidade tem policiais o tempo todo. Aqui não se ve ninguém tentando roubar bolsa ou jóias mas é bem provável que vejas policiais parando pessoas para checar documentos.

9. Conforto

O comércio aqui funciona das 10h da manhã às 10h da noite, contando com muitos estabelecimentos 24h, mercados, restaurantes. Os restaurantes são aconchegantes e servem o dia inteiro com um ótimo atendimento. A cidade é limpa, os órgãos responsáveis colocam pessoas para trabalharem durante todas 24h do dia para mantê-la sempre em boas condições.


10. Herança dos csares

O país já foi um grande império e muitos lugares guardam o esplendor do passado imperial. Os csares e imperadores deixaram lindíssimos palácios e monumentos. A cidade de São Petersburgo, a Veneza do Norte, é um exemplo de cidade planejada pelo csar Pedro I com avenidas largas e belas construções.

Em busca de um sonho e motivada por uma paixão Paula deixou sua casa, amigos e família para morar em Saint Petersburg, na Rússia. Na cidade dos Czares, ela faz faculdade de Medicina e vive encantada pelas belezas locais. Apaixonada pelo mundo, cultura e pessoas, Paula é comunicativa e adora experiências novas.
http://fromrussiawithlove.com.br
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.