ALUNOS DO COLÉGIO SOCIAL DE PORTÃO MOBILIZAM ESTUDANTES E FAMÍLIAS ATRAVÉS DE PROJETO DE ARTE-EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL (VÍDEOS)


Um projeto de arte-educação voltado ao protagonismo estudantil tem contribuído para que os estudantes do Colégio Social de Portão, em Lauro de Freitas, mobilizem a comunidade estudantil e as famílias sobre as ameaças e cuidados necessários para a conservação do Rio Joanes. Na escola, instituição conveniada ao Governo do Estado, o alerta perpassa diferentes ações pedagógicas, envolvendo música, dança, artes plásticas, teatro e cinema, com destaque para as produções de audiovisual do Núcleo de Cinema e Vídeo.

Por meio do projeto de audiovisual, os alunos criam vídeos interdisciplinares, como os ‘SOS Rio Joanes’ e ‘A Lágrima de Potira’, premiados no Produções Visuais Estudantis (Prove) – projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado. Para a realização do ‘SOS Rio Joanes’, os estudantes foram sensibilizados a partir do teatro, para despertar neles o interesse em pesquisar sobre a importância do rio, que nasce em São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, e desemboca na Praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas. Trata-se de uma área de preservação ambiental por ser responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador.

Depois de realizarem pesquisa sobre o rio, os alunos reproduziram o conhecimento adquirido através de desenhos e pinturas, que foram espalhados por toda a escola. Eles desenvolveram também cordéis, composições musicais, peças teatrais e coreografias, que são apresentados no próprio colégio. Tudo foi registrado em vídeo, cuja trilha sonora é assinada pelo cantor, compositor e instrumentista Gereba Barreto. 

Para a coordenadora do projeto e arte-educadora, Petinha Barreto, a produção dos vídeos pelos alunos é a prova do quanto a arte pode ser uma parceira no amadurecimento como ser humano. “Através de projetos culturais, os estudantes são estimulados à criatividade e ao gosto pelo ambiente escolar e pelas disciplinas do currículo regular. A arte está vinculada à Educação, ou seja, elas complementam os conhecimentos”, explica a educadora.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.