SAIBA TUDO SOBRE A NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO DE PAULO NACIF NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E O QUE AINDA PODERÁ ACONTECER


Paulo Gabriel Soledade Nacif é o pai de Sofia. Torcedor do Esporte Clube Bahia, possui grande sintonia com as ideias de Paulo Freire, com os sambas de Chico Buarque e o samba de roda do Recôncavo. Tem profunda crença na convivência democrática como um princípio inegociável nas relações humanas. Nasceu nas Terras do Sem-Fim, em Coaraci – Bahia. Viveu seus doze primeiros anos nos massapês do Recôncavo, em Teodoro Sampaio. Estudou no Colégio “Escolas Reunidas Barão de Bom Jardim” (Teodoro Sampaio), no Colégio Estadual de Itabuna, na EMARC/CEPLAC (Uruçuca), na Escola de Agronomia da UFBA (Cruz das Almas) e na Universidade Federal do Viçosa. Durante a graduação recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador UFBA/CNPq – 1988 (1º lugar, Área II – Ciências Biológicas e Profissões da Saúde).

Saiba sobre os cargos públicos que Paulo Nacif exerceu

– Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2015-2016)
– Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2006-2015)
– Diretor da Escola de Agronomia da UFBA (2003-2006)
– Chefe do Departamento de Química Agrícola e Solos da Escola de Agronomia da UFBA (2001-2003)
– Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Itabuna-BA (1993-1995)
– Gerente de Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1992-1993)


Sobre a nomeação  e exoneração temporária no cargo de secretário de educação de Lauro de Freitas

Paulo Gabriel Soledade Nacif foi nomeado no dia 01 de janeiro, conforme Diário Oficial Municipal(DOM), publicado no último dia 3 de Janeiro de 2017, edição Nº 817, mas como trata-se de um funcionário público federal a sua nomeação tem que obedecer tramites que dura em torno de 30 dias. Diante disto, a prefeita Moema publicou um novo Decreto tornando sem efeito a sua nomeação, no cargo em comissão de Secretário municipal de Educação, Símbolo DAS-5, na estrutura da Secretaria Municipal de Educação, conforme publicação do DOM dessa quinta-feira(05/01), Nº 818, que também nomeou Roberto Wellington Lopes (Leto), na estrutura da Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal e interinamente no cargo de Secretario Municipal de Educação.



Alguns blogs e sites de oposição, da capital e do município e que trabalham para que o governo de Moema dê tudo errado, se utilizaram do assunto e distorceram o fato com matérias informando que o motivo da suposta exoneração seria por conta de divergências entre a prefeita Moema Gramacho e Paulo Nacif, o que foi desmentido por Paulo em seu blog http://paulonacif.com.br/.


Confira a nota de Paulo Gabriel Soledade Nacif sobre a Secretaria de Educação de Lauro de Freitas

A nomeação de servidores com vínculos junto a outros entes públicos exige um processo burocrático que requer tempo para a sua concretização.

De um modo geral esse processo de liberação entre entes federados, poderes ou órgãos, demora em torno de trinta dias. Seja Secretário Nacional, Estadual ou Municipal. Esse, por exemplo, foi o tempo que durou entre o convite que recebi do Ministro Renato Janine e a minha nomeação como Secretário Nacional do Ministério da Educação, na SECADI.

Isso não impede que o convidado ao cargo atue como colaborador da administração enquanto os processos legais são encaminhados.

Desde o dia 02 de janeiro estamos trabalhando cerca de 12 horas por dia, conhecendo a educação de Lauro de Freitas e planejando as atividades letivas para o ano de 2017. Nesse trabalho, vale registrar, venho contando com a colaboração digna e entusiasmada dos servidores públicos da SEMED. Aproveito para registrar que lamento profundamente que a sociedade brasileira não tenha noção da seriedade e competência da imensa maior parte dos servidores públicos que está na base das políticas públicas dos Municípios, Estados e Federação e que determina a possibilidade da convivência sociocultural no nosso País. Muitas vezes sem condições de trabalho e sem reconhecimento social, atrevo-me a dizer que nós (sou servidor público há 29 anos) conseguimos proezas respeitáveis e inimagináveis para que esse País avance e minimamente funcione.

Após essa primeira semana de trabalho estou certo de que a Prefeita Moema Gramacho, com a firmeza da sua liderança e competência, criará as condições possíveis para que a atual geração de educadores de Lauro de Freitas (à qual, agora, também, me somo) deixe um legado muito positivo para a educação desse município – expresso na construção de uma cidade educadora, na qual o processo de ensino/aprendizagem transborde os muros das nossas escolas e ocorra ao longo e em todas as dimensões da vida de cada pessoa de Lauro de Freitas.

Saiba mais sobre Paulo Nacif

Paulo Gabriel Soledade Nacif é o pai de Sofia. Torcedor do Esporte Clube Bahia, possui grande sintonia com as ideias de Paulo Freire, com os sambas de Chico Buarque e o samba de roda do Recôncavo. Tem profunda crença na convivência democrática como um princípio inegociável nas relações humanas. Nasceu nas Terras do Sem-Fim, em Coaraci – Bahia. Viveu seus doze primeiros anos nos massapês do Recôncavo, em Teodoro Sampaio. Estudou no Colégio “Escolas Reunidas Barão de Bom Jardim” (Teodoro Sampaio), no Colégio Estadual de Itabuna, na EMARC/CEPLAC (Uruçuca), na Escola de Agronomia da UFBA (Cruz das Almas) e na Universidade Federal do Viçosa. Durante a graduação recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador UFBA/CNPq – 1988 (1º lugar, Área II – Ciências Biológicas e Profissões da Saúde). É Professor Associado da UFRB e Assessor da Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia. Participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA. Desenvolve estudos nas áreas de Inclusão e Diversidade na Educação e Meio Ambiente.

Atividades Executivas já desenvolvidas

– Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2015-2016)
– Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2006-2015)
– Diretor da Escola de Agronomia da UFBA (2003-2006)
– Chefe do Departamento de Química Agrícola e Solos da Escola de Agronomia da UFBA (2001-2003)
– Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura do Município de Itabuna-BA (1993-1995)
– Gerente de Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (1992-1993)

Participação em Conselhos e Comissões

– Conselho Estadual de Educação (2016-2018)
– Presidente da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena – CNEEI (2015-2016)
– Presidente da Comissão Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-Brasileiros – CADARA (2015-2016)
– Presidente da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – CENAEJA (2015-2016)
– Presidente do Comissão Nacional de Educação do Campo – CONEC (2015-2016)
– Representante do Ministro da Educação no Conselho Consultivo da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC (2015-2016)
– Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE (2015-2016)
– Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA (2015-2016)
– Fórum Nacional de Educação – FNE (2015/2016)
– Conselho de Notáveis do Prêmio Brasil Agrociência (2013-2014)
– Conselho Curador da Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS (2009-2012)
– Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia – CONCITEC (2007-2010)
– Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX (2007-2015)
– Conselho Deliberativo da Fundação Hansen Bahia (2007-2015)
– Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2006-2015)
– Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2003-2006)
– Presidente da Comissão de Relatoria da Proposta de Políticas Afirmativas da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2004)
– Presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Socio-Ambientais da Bahia – IESB (2000-2006)
– Coordenador Geral da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias – CBICCA (1988).
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.