Proerd forma 919 estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas


Ao som do Hino Nacional, 919 alunos das escolas municipais do Centro de Lauro de Freitas e Itinga receberam, na tarde desta quarta-feira (12), o diploma de conclusão do programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência (Proerd). A ação, desenvolvida pelas Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) 52ª e 81ª em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem foco no combate ao uso de drogas entre os estudantes que cursam as series 1º, 2º e 3º do fundamental 1, 5º e 7º do fundamental 2.


Homenageada com o certificado de “Amiga do Proerd”, a prefeita Moema Gramacho destacou a importância do programa iniciado no município em 2007, durante seu segundo mandato a frente do executivo. A gestora lembrou que desde sua implantação até o ano de 2012, quase 11 mil estudantes foram diplomados. “Esse é mais um momento de comemoração para estas crianças que certamente aprenderam mais quanto a estar longe das drogas e dar valor a vida”, enfatizou.

Como proposta de incentivo e demonstração da eficácia dos ensinamentos do Proerd na rotina das crianças, a cerimônia cedeu espaço para a premiação das dez melhores redações autorais. Emocionada, Laís Souza, de 11 anos, estudante da escola Vila Praiana, era só alegria com sua bicicleta novinha nas mãos. Assim como ela Clara Almeida, 10 anos, aluna da escola Eusébio de Brito também comemorou o destaque pelo texto. “Escrevi sobre como o programa abriu os meus olhos e como é melhor e mais seguro estar na companhia de meus pais do que na rua”, disse a garota.


De acordo com o sub-tenente da 52ª CIPM e coordenador do Proerd no município Juracy Brandão, a meta para o segundo semestre é ampliar a atuação do programa nas escolas. “Com isso almejamos formar em dezembro dois mil alunos”, frisou ele que declarou estar realizado com a conclusão dos primeiros formandos de 2017. “Essa é a hora do nosso sucesso, atribuído aos nossos esforços somados à aquisição de novas estruturas que nos proporcionaram esse momento”, disse.


O humorista e apresentador “Chiquinho” animou a garotada. Ao lado do mascote do Proerd, ele deu o tom festivo com a convocação do grito de guerra “Luz, Câmera, Ação” já conhecido pelos proerdianos. As homenagens seguiram com as apresentações da aluna do colégio Gregório Pinto de Almeida, Crisley Santos. Acompanhada de seu professor Paulo Viséo no violão, a jovem encantou a todos cantando a canção “Como nossos pais”, de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina. Em seguida foi a vez dos estudantes da escola Vila Nova de Portão recitarem um poema autoral em homenagem ao Proerd e à Polícia Militar.

Neste primeiro período o programa atuou em dez escolas no Centro de Lauro de Freitas, sendo oito da rede municipal e duas particulares. Em Itinga, 70 alunos da escola municipal Santa Júlia concluíram o cronograma do Proerd. “Não podíamos estar mais satisfeitos com esses resultados maravilhosos”, declarou o coronel Luziel Andrade, comandante das CIPMs da Região Metropolitana de Salvador. O oficial acredita no poder multiplicador dos conhecimentos para alcançar número maior de pessoas conscientes do uso nocivo dos entorpecentes. “Esses alunos são ativos em seus lares e comunidade, acredito que tudo que aprenderam será passado adiante”, finaliza.
Share on Google Plus

About Redação Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.