Prefeita discute com CIPMs estratégias para reduzir violência

No esforço para potencializar as ações de combate ao tráfico de drogas e a violência em Lauro de Freitas, a prefeita Moema Gramacho esteve reunida nesta quarta-feira (5), com os comandos da 52ª e 81ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM). “A segurança pública é uma questão prioritária em nossa gestão, mas acreditamos que não é uma responsabilidade só do governo. Esse processo sairá vitorioso unindo forças com a tríade polícia, escola e família”, afirmou.
Uma das estratégias das unidades no combate à violência é o projeto “App190”, que em breve estará disponível para ser baixado na plataforma Android e IOS. O aplicativo foi desenvolvido pela 52ª CIPM e apresentado à prefeita como mais uma opção com baixo custo para o governo de acionamento da PM.
De acordo com um dos criadores, Capitão Filardi, a ferramenta permitirá que o cidadão denuncie atividades criminosas com o simples toque de um botão. O aplicativo, que poderá ser baixado gratuitamente, permitirá que o policial de plantão no Centro Integrado de Operações (CIOP), visualize a denuncia e acione a viatura mais próxima para ir ao encontro da vítima. “Simultaneamente o denunciante também saberá em quanto tempo o socorro chegará através da tela do smathfone”, destaca Filardi.

Resistência às drogas

As equipes das duas Companhias, que aplicam nas escolas da rede pública e particular da cidade o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), destacaram que somente no primeiro período deste ano, que tem a duração de quatro meses, o número de formandos é maior do que o mesmo período de 2016. Na próxima quarta-feira (12), na quadra poliesportiva do Colégio Fênix mais de 800 alunos receberão o certificado de conclusão do programa que aborda temáticas preventivas ao uso de entorpecentes, com aulas semanais para as turmas do 1º ao 5º e 7º ano.
Histórias de vidas que foram transformadas pela iniciativa foram expostas no telão. Em cada linha, mensagens de quem pode ter uma segunda chance para ver sua família restruturada. “É isso que nos motiva, que nos dá forças para continuar acreditando no potencial do Proerd”, declarou a instrutora e soldado da 52ª CIMP Lesley Souza. A reunião contou com a presença do coronel Luziel Andrade comandante das companhias da Região Metropolitana, além do  major Fabrício Silva e major João Neto, comandantes respectivamente da 52ª e 81ª CIMP; e dos secretários de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Olinto Borri, de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) Huldaci  Santana, e de Chefia de Gabinete, Roberto Welington Lopes.
Share on Google Plus

About Redação Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.