População comparece aos postos para tomar vacina contra febre amarela


O Dia D Municipal de Vacinação contra a Febre Amarela em Lauro de Freitas, realizado neste sábado (15), atraiu um grande número de pessoas aos postos espalhados por todo o município - Unidades de Saúde da Família (USF), supermercados, escolas do município, praça de Quingoma e Parque Ecológico. 

Ciente das consequências que a febre amarela pode trazer, a moradora do bairro de Pitangueiras Célia Zanetti, que já estava imunizada, levou o filho para tomar a vacina. “Tenho visto nos noticiários que os sintomas da doença são muito desagradáveis então temos que nos prevenir”. Os principais sinais da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A Secretaria de Saúde disponibilizou 500 doses de vacina para cada posto participante da ação com a pretensão de imunizar 100 mil habitantes. “A gestão está fazendo a parte dela que é oferecer a vacina e nós temos que fazer nossa parte que é comparecer aos postos para vacinação”, afirmou a moradora do Centro Jornalene Estrela.

A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Para se prevenir contra a doença é necessário inviabilizar a proliferação do mosquito evitando o acúmulo de água parada. Se o indivíduo precisar frequentar uma área com índice de infecção deve utilizar repelentes com frequência além de inseticidas e mosquiteiros.

No Brasil o número de mortes por febre amarela passa de 200. Desde o início da infestação no país em dezembro do ano passado foram confirmados 604 casos. A doença não é contagiosa, mas se não for tratada corretamente com acompanhamento médico pode levar o infectado a óbito.

Para se vacinar, procure um poste de saúde mais perto de sua casa.
Share on Google Plus

About Redação Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.