Cine Mulher debate gênero e empoderamento

A luta das mulheres pelo direito ao voto no começo do século XX, destacada no filme “As Sufragistas”, foi o tema abordado na tarde deste sábado (1), na primeira edição do Cine Mulher, no Shopping Boulevard,  projeto desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Lauro de Freitas. “Nós queremos discutir diferentes assuntos e debater as temáticas que envolvam a mulher”, pontuou  a secretária da SPM, Bárbara Chaves.
 

O projeto é uma ação itinerante que percorrerá a cidade utilizando espaços públicos como escolas, centros comunitários e praças para suscitar questionamentos e mudar concepções machistas. “Queremos colocar o gênero no centro das discussões”, disse.
 
Após a exposição do longa,  a gestora da SPM mediou uma roda de diálogos. Para a contadora Cleide Santos, a trama foi emocionante. “Só de pensar o quanto muitas de nós se sacrificaram para hoje termos esse direito garantido nos remete o quanto o ato de votar e escolher os nossos representantes deve ser consciente tamanha sua importância”, disse. Cleide estava acompanhada da filha Debora Santos, 13 anos.
 

 O filme da premiada diretora inglesa Sarah Gavron, lançado em 2015, conta a história de mulheres que faziam parte do movimento Sufragista, e simpatizantes, que lutaram pelo direito do voto feminino. Por décadas, as mulheres fizeram campanhas pacificas pela igualdade e pelo direito ao voto. Seus argumentos foram ignorados. Em resposta, Emmeline Pankhurst, líder do movimento Sufragista, apelou por uma campanha nacional de desobediência civil”, destaca o filme na abertura.
 
No ponto de maior densidade do filme, a criadora do movimento, Emmeline, vivido pela atriz Maryl Streep, revela em discurso para um grupo de mulheres o ponto central da trama: “Nunca subestime o poder que as mulheres têm de definir os nossos próprios destinos. Nós não queremos quebrar as leis, nós queremos faze-las.”


 
Share on Google Plus

About Redação Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.