Rui Costa e Moema entregam Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Menandro de Faria









O governador Rui Costa, na presença especial da prefeita Moema Gramacho, entregou na manhã desta quarta-feira (21) o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas. Esse é mais um serviço essencial para o bom atendimento e tratamento da saúde humana e traz mais benefícios para a cidade e todo o litoral norte. As pessoas com saúde trabalham mais, produzem mais, vivem mais e com melhor qualidade.



A estrutura que foi instalada em um novo pavimento do HGMF, conta com dois aparelhos de Raio-X de 500mA e um tomógrafo de 16 canais adquiridos com um investimento de R$ 6 milhões. A expectativa é que no local sejam realizados mais de 7,5 mil exames por mês.


A prefeita Moema Gramacho comemorou a inauguração do Centro de Bioimagem como importante reforço na área de saúde do município. Ela explicou que antes era necessário encaminhar os pacientes do HGMF que necessitavam de tomografias computadorizadas para o Hospital Roberto Santos. “O novo setor dará agilidade ao atendimento do hospital, facilitando o diagnóstico dos pacientes com otimização do tempo e com atendimento de qualidade, além de complementar a assistência eletiva aos moradores de Lauro de Freitas e municípios do entorno”, destacou.





Parceria do Estado com a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD)

De acordo com o governador Rui Costa a modernização do setor é resultado da parceria público-privada (PPP) entre o Estado da Bahia e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD). “Com o modelo, temos um ganho na eficiência dos atendimentos, porque, se uma máquina dessa quebrar, por exemplo, e ficar uma semana sem realizar exames, a empresa não recebe o dinheiro do Estado por aqueles dias sem o serviço, o que impulsiona mais agilidade na resolução dos problemas e também no cuidado com a manutenção dos aparelhos”, ressaltou.

O acesso ao Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Menandro de Faria

A regulação do HGMF e do estado farão os encaminhamentos para o Centro. Para os pacientes encaminhados de outros hospitais, além de documento de identificação com foto e cartão do SUS, será necessário levar a solicitação do exame. A unidade de imagem funciona de segunda a sexta-feira, em diferentes turnos, por dia, com quatro radiologistas dedicados unicamente ao Centro.



Ações na saúde em Lauro de Freitas não param

 Para a prefeita Moema Gramacho, o Centro vem somar ao esforço que está sendo feito para melhorar o atendimento à saúde no município. “Já reabrimos 13 dos 15 postos que tinham sido fechados pela gestão anterior e em julho está prevista a reabertura do Hospital Jorge Novis (JN), na Itinga”, enfatizou. O equipamento está com mais de 90% da reforma concluída e já opera o laboratório em fase experimental. “Nós equipamos o HMJN para realizar cirurgias rápidas como hérnias e vasectomias. A unidade será um Hospital Dia com capacidade para mais de 300 exames laboratoriais por dia e consultas em diversas áreas”, conta o secretario da SESA, Erasmo Moura.

Hospital Metropolitano em Areia Branca

Com previsão de inauguração em 2018 e investimento em torno dos R$150 milhões, o Hospital Metropolitano, que será construído em Areia Branca, vai contar com 265 leitos, sendo 30 de UTI e oito salas de centro cirúrgico. A internação vai dispor de 180 leitos de enfermarias nas especialidades de clínica geral, ortopédica e cirúrgica.
A unidade vai disponibilizar, ainda, serviços de cardiologia, neurologia, cirurgia geral, cirurgia urológica e neurológica.

Após entrega do Hospital Metropolitano, a sugestão de Moema é transformar o Hospital Geral Menandro de Faria em uma maternidade.

Após a entrega do Hospital Metropolitano, a proposta da prefeita Moema Gramacho é transformar Hospital Geral Menandro de Faria em uma maternidade com serviços de parto humanizado, centros cirúrgicos para cesarianas e UTI Neo-Natal. “Nós tínhamos implantado na cidade a Casa de Parto Humanizado, fechada pela gestão passada, mas vamos seguir na luta por um espaço onde as mulheres de Lauro de Freitas possam ter seus filhos com respeito e dignidade”, disse.

Pronto Atendimento Nelson Barros

No centro da cidade o Posto de Saúde Nelson Barros será destinado ao atendimento exclusivo dos servidores públicos municipais, isso porque próximo ao local, será inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na rua Euvaldo Santos Leite. A unidade especializada em urgência e emergência funcionará 24 horas e terá leitos para internação. O equipamento também contará com consultórios de clínica médica, farmácia, sala de medicação, laboratório de exames, raios-X e eletrocardiografia.

Consórcio de Saúde da RMS implanta a primeira Policlínica Regional.

Lauro de Freitas também está entre as quinze cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), participantes do Consórcio de Saúde que implantará em Simões Filho a primeira Policlínica Regional de Saúde da RMS. A unidade ofertará consultas em diversas especialidades além de exames de média e alta complexidade. Moema explica que os pacientes de Lauro de Freitas terão um dia reservado para atendimento além do conforto de serem transportados por ônibus especial.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.