Prefeita Moema Gramacho Inaugura mais um Posto de Saúde em Lauro de Freitas


“Esse posto é um presente muito esperado para nós, eu estou muito feliz”, festejou a dona de casa Ana Rita Moreira durante a inauguração do Posto de Saúde da Família São Judas Tadeu, na Itinga, em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (7).  A unidade, que teve os recursos para a implantação captados em 2010, durante a segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, foi entregue com sete consultórios clínicos e três odontológicos. Contará ainda com a parceria com a Fundação Estatal Politécnica, uma garantia de apoio de equipes médicas de residência, o que significa atendimentos realizados de forma estratégica com vínculo e responsabilidade social. 
O São Judas Tadeu está situado em local estratégico. De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a unidade cobrirá as localidades de Pérola Negra, Jardim Talismã, Parque Santa Rita, Pouso Alegre e Santa Júlia. “Esperamos atender mais de 12 mil pessoas por mês aqui neste lugar. A entrega deste posto é um compromisso que fiz durante a campanha, quando reafirmei a saúde como prioridade em Lauro de Freitas. Nós encontramos quinze postos fechados, um até com cavalo morando dentro, e hoje vemos uma nova realidade”, destacou. 
A estrutura operacional da unidade é composta de cinco equipes de Agentes de Saúde da Família e uma do Núcleo de Apoio à Saúde Família (NASF), contando com nutricionistas, dentistas, atendimento psicológico, educador físico, assistente social além de corpo médico, equipes de enfermagem e auxiliar farmacêutico. O São Judas Tadeu oferecerá atendimento para curativos, visitas domiciliares, preventivo, pré-natal, aplicação de vacinas, planejamento familiar e puericultura além das consultas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
O secretario da SESA, Erasmo Moura, pontou outras ações que estão sendo executadas no município. De acordo com o gestor, a reforma do Hospital Jorge Novis está em fase de conclusão.  A unidade oferecerá à população cirurgias eletivas, consultas e exames laboratoriais que voltarão a ser realizados no local. “Nós retiramos o laboratório do prédio onde estava funcionando e recolocamos dentro do Jorge Novis para garantir otimização dos resultados”, explicou.
Moema também informou que a implantação da Policlínica Regional de Saúde em Simões Filho já foi autorizada pelo governador Rui Costa e a inserção de Lauro de Freitas no consórcio com os 15 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. A unidade atenderá a mais de um milhão de pessoas com consultas e exames de alta complexidade. “Nós teremos um dia de atendimento semanal e ônibus exclusivo para levar e trazer os pacientes de nossa cidade”, frisou Moema. 
Em Lauro de Freitas, a implantação do Hospital Metropolitano em Areia Branca já é uma realidade. Moema lembrou que este será o terceiro maior centro de saúde do estado da Bahia, com alta capacidade para realizar atendimentos médicos de emergência. Com 265 leitos, sendo 30 de UTI e oito salas de cirurgia, a unidade tem inauguração prevista para 2018. 
A unidade vai disponibilizar, ainda, serviços de cardiologia, neurologia, cirurgia geral, cirurgia urológica e neurológica. O hospital, que vai contar com um investimento de R$150 milhões, vai atender em demanda espontânea, ou seja, o paciente é atendido na proporção em que chega, sem precisar passar por regulação.


Quer comer uma boa pizza
ou fazer um bom lanche?
Pizzaria e Lanchonete Paulista
no Final de Linha de Lauro de Freitas ou pode fazer o pedido pelos telefones e Whatsapp
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.