Praça lotada na primeira noite do Arraiá de Ipitanga em Lauro de Freitas



A primeira noite do Arraiá de Ipitanga não deixou ninguém parado e trouxe para a Praça da Matriz o autêntico forró pé de serra, revelando toda tradição que atraiu famílias, jovens e turistas para dançar agarradinho ao som do xote, baião e xaxado.

Gereba, Moema e Naide

Abrindo oficialmente os festejos que vão até este sábado (24), a prefeita Moema Gramacho relembrou os 70 anos da canção Asa Branca e entoou trechos da música em homenagem ao rei Luiz Gonzaga, acompanhada por Gereba. “Esse é o São João da paz e do respeito. Vamos curtir a festa que foi pensada especialmente para todos e com a ajuda de muitas pessoas”, frisou. 

 Zelito Miranda

Nem a chuva fina que caiu sob a luz do luar foi capaz de esfriar os corações apaixonados dos casais que dançavam agarradinhos embalados ao som contagiante de Wellington Pacheco. O cantor abriu a noite com canções que marcaram gerações de amantes do ritmo. “Essa festa está maravilhosa, trouxe minha mãe de 82 anos e minha filha de 15 anos, estamos amando o ambiente sadio e familiar do evento”, destacou a auxiliar de escritório Vânia Freitas.


A festa teve espaço para quem aprecia a culinária tradicional. Milho cozido, amendoim e maçã do amor estavam entre os petiscos mais pedidos. “As vendas estão ótimas, ainda não chegamos a metade da noite e meu estoque já está quase no fim”, disse a vendedora ambulante Rita Santos. Para a comerciante Maria Aurea os resultados foram semelhantes. “Superou minhas expectativas, apesar da chuva o povo veio prestigiar”, comemorou.

Eralson Romão, segunda atração da noite, trouxe o romantismo do forró pé de serra e no repertório canções que traduzem a raiz nordestina como “Pra Ninar Meu Coração”, eternizada na voz de Elba Ramalho. “Essa é uma festa programada para atrair públicos de todas as idades. Nos preocupamos com a segurança das pessoas que vieram forrozear e para isso estamos com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Juizado de Menores e Direitos Humanos além da parceria com o Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos.

O clima colaborou e fez até aquele friozinho gostoso típico desta época do ano. As crianças marcaram presença com fogos de artifício colorindo o espetáculo e trazendo todo encanto e magia do São João. Participando pela primeira vez dos festejos juninos, Renata Bastos se encantou com o que viu. “Nem parece que estamos tão perto da capital, o clima de interior dominou esse ambiente”, disse.

O forrozeiro Gereba mostrou toda sua afinidade com a viola ao dedilhar as canções “Sabiá” e “Xote das Meninas”, o show mais intimista aproximou os casais para bem perto do palco. Em seguida foi à vez de Zelito Miranda dominar o Arraiá. O forrozeiro mostrou porque é considerados um dos melhores da Bahia e principal atração da noite na festa. Na sequência a banda Xote de Anjo apresentou uma mistura do forró tradicional com outros estilos, numa linguagem autêntica, visceral e urbana. A noite foi fechada com a voz marcante de Edu Casanova.

A festa continua neste sábado, com Bandas locais, Val Macambira e Forró do Massapê.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.