O Cangaço pede paz: 'Cangaceiros de Ipitanga' desfilará no sábado de São João em Lauro de Freitas

Resultado de imagem para cangaceiros de ipitanga
Marias Bonitas fazem parte do grupo
Um dos movimentos de cultura nordestina mais tradicionais, em Lauro de Freitas, os Cangaceiros de Ipitanga, desfilará no sábado (24/6), a partir das 13 horas, saindo da Rua São Jorge, no centro da cidade.


O bloco trará o tema “O Cangaço pede paz”, com o objetivo de promover a união e buscar a redução de todas as formas de violência.

Os Cangaceiros de Ipitanga nasceram como uma ala do mais antigo bloco da cidade, o Arrasta Jegue. Apenas em 2011, que virou um bloco independente, formado por moradores da Rua São Jorge.

A iniciativa foi promovida pelo vereador e movimentador cultural, Edivaldo Palhaço. Segundo Edivaldo, além de embelezar o São João de Lauro de Freitas, “os Cangaceiros fomentam a cultura do povo nordestino, além de ter uma identidade com cangaço brasileiro, como expressão da paz”, definiu.


A concentração dos Cangaceiros de Ipitanga será a partir das 11h, na Rua São Jorge, com saída para o desfile às 13h. O trio será animado pela dupla Heleno e Tiago, que passará pelas principais ruas do centro de Lauro de Freitas, com retorno ao local de partida. Este ano o bloco contará com 120 lampiões, 70 Marias bonitas e cerca de 500 seguidores do cangaço.

Após o desfile, a festa continua na Rua São Jorge, com dois coretos montados, um no inicio e outro no final. Os festejos serão animados pelas bandas Trio Nordestino, Tempero do Forró e Forró Eu Laço, além 400 litros de licor e muita comida típica.

Durante os preparativos, toda a comunidade é envolvida no processo. Diante do desemprego e dificuldade em gerar renda são utilizados artesões, grafiteiros, costureiras, vendas, decoração e produção. Os Cangaceiros de Ipitanga promovem assim uma nova forma de empreender, gerar renda e empregabilidade.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.