Moema apresenta novidades na Primeira Audiência do Plano Plurianual e, mesmo com chuvas, um excelente público compareceu ao evento


Na noite desta terça-feira (30) aconteceu a primeira AUDIÊNCIA PÚBLICA do PPA - PLANO PLURIANUAL para os anos 2018, 2019, 2020 e 2021.  Esta já foi a audiência do Centro, Vila Praiana, Aracui e Ipitanga. 
As audiências e o site são os meios de participação da população para a apresentação das suas sugestões para a melhoria, implantação de serviços e construção de equipamentos públicos que atendam as demandas do município e as necessidades da sua população.



Apesar de ser a audiência do  Centro, Vila Praiana, Aracuí e Ipitanga; por se tratar da primeira e abertura delas, pessoas de todos os cantos da cidade estiveram presentes e apresentaram seus discursos  e sugestões.

Cada pessoa presente marcou numa ficha temas de sua preferência. Confira o resultado da votação:

Saúde - 57
Educação - Cidade Educadora - 56
Trabalho e Renda - 43
Desenvolvimento Urbano - 31
Segurança - 27
Meio Ambiente e Sustentabilidade - 19
Esporte e Lazer - 18
Desenvolvimento Econômico - 18
Políticas Afirmativas - 15
Desenvolvimento Social - 10
Cultura, Tradição e Identidade - 7
Mulher Empoderada - 6
Inovação, Ciência e Tecnologia - 4
Transparência da Gestão - 2


A prefeita Moema Gramacho anunciou algumas novidades e informações sobre SERVIÇOS E OBRAS.
A prefeita está trabalhando para retomada dos trabalhos nas obras que estão paradas, acelerar as que estão em execução e dar início as novas e aos novos serviços.

Sistema de Esgotamento Sanitário

O duto que leva o esgoto tratado para o emissário submarino, na Boca do Rio, está em construção e será conectado às  Estações Elevatórias, que também estão sendo construídas. Há três anos, este projeto vem enfrentando uma ação na justiça, pois a empresa contratada se nega a fazer as ligações das residências, mas até o final de 2017, provavelmente, terá a decisão final e, ainda, durante o mandato de Moema será finalizado com 95% de todos os imóveis ligados à rede do sistema de esgoto.

O sistema de esgotamento sanitário da Lagoa da Base será interligado e direcionado para o duto de Stela Mares que é encaminhado para o submarino na Boca do Rio.
Apenas as águas pluviais (das chuvas), depois de passarem por retenção dos resíduos,  serão direcionadas para o Rio Sapato. Como normalmente são abastecidos todos os rios.

Saúde

A prefeita também anunciou como as emergências estão sendo atendidas na UPA da Itinga, o Hospital Jorge Novís será inaugurado para atender Especialidades Médicas com Cirurgias Eletivas (identificadas pelos profissionais médicos) e  já está instalado o Laboratório Central do Município, que será inaugurado neste primeiro semestre.

A Central Humanizada de Regulação passa a atender a população das 11 às 17 horas com o objetivo de acabar com as filas durante as noites. As pessoas poderão chegar pela manhã e serem atendidas no mesmo dia.

Rios

Equipes formadas por profissionais da SESP e sob as orientações de um biólogo da Secretaria de Meio Ambiente já fizeram limpeza de parte dos Rios e continuarão este trabalho para evitar enchentes na vizinhança ribeirinha.

Moema anunciou um projeto de revitalização do Rio Ipitanga, no valor de 188 milhões. Isto, também, contará com a retirada de todos os canais que derramam seus esgotos no rio.

Educação

A meta é fazer a Cidade Educadora com Escolas de Tempo Integral. O município tem oitenta escolas. Para estas escolas funcionarem de tempo integral, seria necessário construir mais oitenta, já que temos dois turnos de ensino.
A solução mais rápida é  ocupar os espaços e salas vazias do Centro Panamericano de Judô para fazer Educação de Tempo Integral. Isto, Moema está articulando e negociando com os responsáveis legais do CPJ.

IFBA
O Instituto Federal da Bahia, na Itinga, tem capacidade para 1200 alunos de cursos técnicos profissionalizantes,  e passará a funcionar ainda este ano.

Trabalho e Renda

A Casa do Trabalhador receberá o SineBahia para encaminhar os munícipes ao emprego. Também serão ministrados cursos de qualificação profissional.

Cultura

A prefeitura receberá projetos para participação nos editais do estado e abrirá novos editais pelo município.

Segurança Pública

Para melhorar a segurança das pessoas e dos prédios públicos será ampliado o sistema de videomonitoramento e a prefeita já solicitou a Secretaria de Segurança Pública do estado o aumento do efetivo de policiais fazendo a ronda com motocicletas na cidade. A guarda municipal passará por cursos de qualificação para ajudar e trabalhar em conjunto com a Polícia Militar.

Internet - Ciência e Tecnologia

O Estado vai investir em cabeamento de fibra óptica para transformar Lauro de Freitas na primeira cidade da Bahia, em CIDADE DIGITAL. A internet será livre para todos e todas.

Agricultura Familiar
Está sendo desenvolvidas ações para o desenvolvimento da agricultura familiar em Lauro de Freitas. Moema disse que o objetivo é melhorar a merenda escolar comprando os produtos produzido pelos agricultores do município. 

Assistência Social

A prefeita Moema firmou Termo de Cooperação com as Aldeias Infantis SOS para garantir o funcionamento do espaço que acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Em visita à unidade da ONG que funciona no município, a prefeita Moema Gramacho, acompanhada da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Huldaci Santana, acertou detalhes da parceria e revelou a possibilidade de viabilizar o espaço para outras ações. 

“O espaço é grande e nos dá a possibilidade de desenvolver atividades educacionais, sociais e esportivas dentro do projeto Cidade Educadora, e de atenção plena a assistência social para nossas crianças jovens e população idosa. Precisamos garantir que as crianças tenham acolhimento com dignidade. Estou muito satisfeita por firmar esse acordo”, destacou.

Para o coordenador das Aldeias SOS, Luís Maranhão, a parceria com a prefeitura não poderia chegar em melhor hora. “Estou muito esperançoso em poder garantir o atendimento para essas crianças e adolescentes que precisam de apoio e cuidado. Sem a parceria corríamos o risco de fechar”.

A ONG chegou à Bahia em 1980, com a unidade da Fazenda Coutos, transferida para Lauro de Freitas em 1999. As Aldeias SOS oferecem alimentação, cuidados com a saúde, educação e esporte e lazer.

O atendimento se estende também às famílias através do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social localizado no mesmo endereço das aldeias que funcionam na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144 – Centro.

As Aldeias SOS são compostas por 19 casas. Porém, só 3 estão em funcionamento. A ideia é fazer todas funcionar para o acolhimento das crianças e a operação de instituições como o CREAS, Conselho Tutelar e Casa dos Conselhos.





Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.