CONVENIO GARANTE REFORMA DE CONVENTO DE 206 ANOS EM SANTO AMARO

Originário de 1793 – quando foi construída sua primeira capela – o Convento do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, considerado uma importante edificação do Recôncavo baiano, está sendo reformado através de cooperação técnica entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e a prefeitura local. A parceria foi assinada na semana passada na sede do Ipac no Centro Histórico de Salvador entre o prefeito Flaviano Bonfim e o diretor do instituto, João Carlos de Oliveira. Participaram da assinatura a diretora de Museus do instituto, Fátima Santos, o assessor institucional, André Reis, e o diretor de gabinete da prefeitura de Santo Amaro, Eduardo Alves.


As obras devem ficam prontas até o próximo mês de agosto e englobam pintura da fachada e entorno do museu, envolvendo o claustro. Haverá ainda recuperação da jardinagem e urbanismo da praça ao lado dos Humildes, bem como das esquadrias, que também serão pintadas. Também serão construídas guarita da segurança patrimonial e uma parede de isolamento da área dos banheiros na parte interna do museu.

Conservação

Em junho de 2015, o Ipac finalizou os serviços de conservação preventiva e curativa dos bens móveis integrados da Igreja do Convento do Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes. Originária do século XVIII, de 1793, a capela fica à margem do Rio Subaé, na cidade de Santo Amaro, a cerca de 80 quilômetros de Salvador, na região do Recôncavo baiano.

“Além de vistoria técnica, as equipes do Ipac atuam nas restaurações e obras, como na igreja de Brotas e no Passeio Público, em Salvador, e na igreja de Miradouro em Xique-Xique, dentre outras ações”, explica o diretor do Instituto, João Carlos de Oliveira. Muitas ações do Ipac são feitas em parceria com universidades, instituições culturais, prefeituras municipais e até proprietários de bens culturais tombados. Confira mais informações no site do Ipac.

Share on Google Plus

About Ana Lúcia Leal da Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.