Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta


As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para vacinação contra a gripe têm até esta sexta-feira (26) para se protegerem.  De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, em Lauro de Freitas até agora apenas 60% do público alvo foi imunizado. "É de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno”, destaca o secretário Erasmo Moura.  A vacina demora de duas a três semanas para fazer efeito.
A vacinação pode ser feita em qualquer unidade de saúde do município.  A vacina contra a gripe está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano. “Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação”, alerta Moura. 
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A influenza é uma doença que pode evoluir para quadros graves. A vacina reduz em até 45% as internações por pneumonia e em até 75% a mortalidade pela doença.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.