PREFEITURA RECUPERA MAMÓGRAFO E COLOCA-O EM FUNCIONAMENTO PARA REDUZIR MORTE DE MULHERES POR CÂNCER DE MAMA


Depois de passar mais de dois anos desativado por “problemas técnicos”, o mamógrafo da rede municipal de Lauro de Freitas foi recuperado e colocado em funcionamento com previsão de realizar até 50 exames por dia. O equipamento está instalado no Centro de Saúde da Mulher, ao lado da UPA da Itinga.

Na manhã desta quarta-feira (19), a prefeita Moema Gramacho, pessoas da comunidade, secretários e vereadores participaram de um ato que marcou a reativação do mamógrafo. “Nada melhor do que estar viva pra contar que a prevenção é necessária”, disse a prefeita ao relatar sua experiência, do diagnóstico à cura de um câncer de mama, em 2008.

Moema ressaltou a importância do equipamento para o diagnóstico precoce. “O compromisso de salvar as mulheres é coletivo, da gestão e da população. Trazer o mamógrafo é chamar a atenção sobre este momento em que o câncer de mama tanto incide, e garantir o alerta da importância do exame pra evitar que a gente perca nossas mulheres”, enfatizou a prefeita.

O mamógrafo foi adquirido em 2009, na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, e instalado na Clínica Bem Querer. Na época, só outros quatro municípios baianos tinham o equipamento na rede municipal. Até 2012, quando deixou a gestão, mais de 5 mil exames já haviam sido realizados. Em 2013 o mamógrafo apresentou defeito e foi desativado pela gestão passada.

Com a reativação colocada como prioridade pela prefeita, o secretário de Saúde Erasmo Moura, juntou esforços, primeiro para localizar o mamógrafo e depois para fazer o reparo. “É até difícil imaginar como um equipamento com essa importância ficou tanto tempo parado por um problema cujo conserto custou apenas cinco mil reais”, destacou o secretário.

Erasmo Moura, falou do empenho para resgatar o mamógrafo e agradeceu à equipe, em especial ao técnico Carlos Nascimento que o colocou em funcionamento. “Todos sabem o significado de uma mamografia para uma mulher. Um diagnóstico precoce pode salvar uma vida. Foi um esforço diário, mobilizamos todas as pessoas necessárias para que o equipamento fosse reativado o mais rápido possível e conseguimos.”

Há quatro anos sem fazer a mamografia por dificuldade na marcação, Edineide Alves, moradora da Quinta da Glória, de 46 anos, foi uma das cinco mulheres que fizeram a mamografia após a reativação do equipamento. “Foi maravilhoso poder fazer o exame. O que mais queremos é cuidar da nossa saúde e agora vou fazer no tempo certinho”.

O coordenador geral da UPA, Jorge Jardim, explicou que a procura pelo procedimento é muito grande e que em breve será instalado um posto da regulação na UPA para facilitar a marcação. “É muito importante para as mulheres de todo o município o acesso à mamografia. Quando há prevenção a doença é inibida. O olhar diferenciado da nossa prefeita que se preocupa com a saúde da mulher de Lauro de Freitas está possibilitando essa prevenção”.

Maria Dinalva, moradora do São Judas Tadeu, estava ansiosa para fazer a mamografia pela primeira vez. “Já tenho 46 anos e já passei o tempo de fazer o exame, mas hoje vou fazer minha mamografia e não vou mais me descuidar”.

O mamógrafo funcionará de segunda a sexta e vai atender cerca de 50 mulheres por dia. Para realizar o exame é necessário que as pacientes realizem uma consulta com mastologista que fará a solicitação e o exame será marcado pela regulação.

Mamógrafo

O equipamento realiza um tipo de Raios-X especializado capaz de obter imagens da mama mais precisas podendo diagnosticar anormalidades como o câncer de mama. Estudos mostram que o exame regular pode reduzir em 30% as mortes por câncer de mama. A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.



Pensou Pizza? Ligue:
3508-1387 / 3379-2610 / 98373-1389

Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.