COMPANHIA MUNICIPAL DE TEATRO REALIZA TESTE PARA ELENCO EM LAURO DE FREITAS


Está aberta a temporada para os processos seletivos que irão formar o primeiro elenco da Cia Municipal de Teatro Amador de Lauro de Freitas. A Secretaria Municipal de Cultura em co-parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Cidade Educadora), realizarão a primeira etapa das audições ainda este mês, no próximo dia 12, Quarta feira, nos dois turnos: matutino a partir das 09 horas e vespertino a partir das 14 horas, no CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS (Centro). Uma banca examinadora, formada por profissionais da área estará à disposição para avaliar aspectos relevantes dos candidatos (as) que irão integrar a Companhia.

Esta semana a divulgação chegará amplamente às escolas. O público alvo para a primeira turma será de estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privadas. Podem participar alunos (as) com ou sem experiência na arte teatral com idades entre 12 e 19 anos, desde que estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente a escola. 

É só comparecer munido de documentos pessoais, se menor com responsáveis.

Nesta etapa o projeto está direcionado aos jovens do centro da cidade e adjacências, sendo que os selecionados irão integrar o Curso de Formação para Jovens Intérpretes, cujas aulas/ensaios ocorrerão na Concha Acústica Roger Batera, com aulas as terças e quintas no contra turno letivo do estudante selecionado.


Para Alberto Velloso (Tobé na foto), idealizador e um dos coordenadores do projeto, essa é uma iniciativa inédita que servirá de modelo para outras áreas de produção artística e cultural, tais como dança, circo, áudio visual, capoeira, música, literatura, etc. Segundo ainda, o agente cultural funcionário da SECULT, ...o teatro vive um momento ímpar em Lauro de Freitas, inúmeros grupos surgiram nos últimos 3 anos e a multiplicação se deve à necessidade da sociedade civil em entender que através da formação artística e da democratização de conteúdos culturais, a multiplicação de jovens atuantes nas comunidades trarão benefício moral e bem estar social; é como se fosse uma vacina ética, um remédio para a reafirmação de princípios e valores que diferem do comportamento violento e nocivo, que vem assolando no seio da nossa juventude. E completa ainda: ...entusiasta do projeto, o Secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos, o Carlucho, merece todas as considerações da nossa equipe, por ter avaliado o projeto com o devido apreço e atenção, tendo dado crédito aos Agentes Culturais e as suas respectivas iniciativas.

A próxima etapa ocorrerá em Maio no bairro da Itinga, com aulas/ensaios às Segundas e Quartas feiras, em local a confirmar. O projeto também se estenderá, ainda este semestre aos bairros de Portão e de Quingoma.

Para os selecionados

Concha Acústica Roger Batera

O Curso de Formação de Jovens Intérpretes terá duração de 7 meses ininterruptos, com carga horária total de, aproximadamente, 160 horas. O curso tem em seu histórico de disciplinas, ementas como: Interpretação I, II e III, História do Teatro, Maquiagem I e II, Cenografia I e II, Expressão Corporal, Projeção Vocal, Improvisação, Clown e Pantomimas, Figurino, Cenografia, Iluminação Cênica e Sonoplastia, além de aulas teóricas e práticas da área. O curso também disponibilizará palestras de Arte e Cidadania para os integrantes, como também aulas de campo, vivências, passeios a espetáculos e laboratórios de personagens. Para a culminância, será montado o espetáculo “Estórias de Ipitanga”, com pesquisa assinada pelo professor Gildásio Freitas e colaboradores.

Integram o corpo docente do Curso de Formação para Jovens Intérpretes Agentes Culturais, funcionários da Secretaria de Cultura de Lauro de Freitas e Agentes Culturais voluntários, com trabalho ativo na cidade.

Equipe:

Tobé Velloso: Coordenador Geral
Nelci Salles: Coordenadora Administrativa:
Renato Lima: Diretor Técnico e Coordenação Pedagógica
Remerson Araújo: Coreografia
Flora Lee: Maquiagem e Adereços
Murilo Ramos: Iluminação
Marcônio Nogueira e César Filho: Cenografia
Dalila Almeida: Maquiagem e Figurino
Gildásio Freitas: Pesquisa

Informações: 98506 8513 / 99239 5272 (whatsapp)
www.ciamunicipaldeteatro.blogspot.com
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.