CARAVANAS MARCAM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS


Os acordes da Orquestra de Berimbaus deram início à cerimônia de abertura da Caravana das Artes e do Esporte em Lauro de Freitas na noite desta segunda-feira (3). Mais de três mil crianças e adolescentes estudantes da rede municipal devem passar pelo evento que acontece no Estádio de Itinga até quinta-feira (6), onde manobras de skate, lances de vôlei e artes darão o tom pedagógico e cultural da atração.
A prefeita Moema Gramacho celebrou a escolha da cidade para sediar as Caravanas pelos próximos dias e destacou o empenho de todas as pastas da prefeitura para a realização da ação. “Educação se faz com políticas que visem garantir uma melhor qualidade de vida para o povo. Nossos jovens precisam de oportunidades como estas com o propósito de estimular cada um naquilo que são capazes”, frisou.

De acordo com o secretário da Educação, Paulo Gabriel, as Caravanas dão o início simbólico de uma nova era na construção do ensino em Lauro de Freitas. Ainda segundo Nacif, o evento tem ligação direta com o projeto Cidade Educadora que propõe a extensão da aprendizagem no turno oposto a escola regular. “Tenho certeza que daqui há algum tempo, todos vocês que estão presenciando este momento poderão contemplar a colheita dos frutos da Cidade Educadora. As Caravanas marcam esse novo tempo”, disse.
Um time de artistas e campeões em modalidades diferentes no esporte deve passar pela Arena da Caravana. Participando pela primeira vez da ação, o campeão mundial, Sandro Dias Mineirinho não escondeu a alegria em fazer parte o evento. “Quando eu estava começando no esporte não tive uma oportunidade como esta. Aqui a garotada poderá desenvolver aptidões , se descobrir”, enfatizou. Para a medalhista olímpica do boxe, Adriana Araújo, a emoção não é diferente. “Quero compartilhar minha experiência e estimular para que surjam novas “Adrianas”, disse.

Na quarta-feira (5), a cantora Mariene de Castro entrou na arena às 9h. Ela levou seu samba e sua visão sobre a matriz cultural da Bahia para o debate ‘Esporte, Arte e Educação – Metodologias Inspiradoras para uma Cidade Educadora”. À tarde, ela e o cantor Levi Lima se apresentram na tenda da música e da dança. O show acústico, gratuito, aberto a comunidade com capacidade para 500 lugares que teve acesso por ordem de chegada. também, nesta quarta-feira Juliana Ribeiro mostra o ritmo contagiante do samba e MPB no palco da Caravana.

Além das atrações musicais, o público também poderá se divertir com as atrações do cinema da Disney além de tirar fotos com Mickey e Pateta. Um time de atores e escritores darão oficinas de teatro para os jovens onde leitura, escrita, técnicas teatrais e de expressão serão abordados. As aulas direcionadas para estudantes do 9° e do ensino médio das escolas municipais, serão realizadas no Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus da Itinga.

Estrutura

As manobras do campeão mundial de skate, Mineirinho e do skatista e ativista Sandro Testinha foram vistas de perto pela garota nas rampas. Além desta modalidade, mais oito manifestações esportivas foram demonstradas. As medalhistas olímpicas Ana Moser do vôlei e Adriana Araújo do Boxe se encontraram com as crianças nas estações de esporte.

Enquanto isso, professores da rede municipal de ensino e gestores participaram do curso de formação com vivências e metodologias do esporte e de arte educacionais.

Nesta quinta-feira (06) às 17:30h haverá a diplomação dos professores e jovens que participaram do curso de formação, no Estádio da Itinga, na arena da caravana.

Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.