PROJETO PIONEIRO LEVA TORCEDORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL À ARENA FONTE NOVA


A Arena Fonte Nova recebeu, neste sábado, um grupo de torcedores muito especiais. Integrantes do projeto “Torcendo com o Coração”, pessoas com deficiência visual, torcedores do tricolor, foram assistir ao jogo Bahia X Galícia. Na arquibancada, vibraram com cada lance do jogo áudiodescrito por um orientador e acompanhado em radinhos de pilha. A áudiodescrição é um sistema em que as imagens são traduzidas em palavras de forma detalhada.
Essa é a segunda atividade do projeto criado pela Secretaria da Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas de Lauro de Freitas. No sábado anterior, dia 11/03, torcedores rubro-negros com deficiência visual foram ao Estádio do Barradão assistir ao jogo Vitória X Botofogo da Paraíba. 
Para o secretário Felipe Manassés, possibilitar a ida de pessoas com deficiência visual ao estádio para acompanhar seu time de futebol e sentir a emoção da partida, “é perceber que a melhor maneira de enxergar é com o coração”. 
Cego e surdo, Marcelo enxergou também com as mãos. Ele usou um método de comunicação conhecido como Tadoma. Nesse método, a pessoa surda e cego coloca o polegar na boca de quem fala e os demais dedos ao longo do queixo até a garganta para captar as vibrações provocadas pela fala.
Os deficientes visuais são acompanhados por técnicos da secretaria e familiares. Toda a logística é providenciada pelo órgão municipal. Nos dois jogos a ação foi combinada com as equipes do Bahia e do Vitória que deram todo apoio à iniciativa. Na fan Page do leão, a presença do grupo de torcedores pra lá de especiais ganhou espaço e elogios.




Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.