PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS ENTREGA 317 PASSES LIVRES PARA O TRANSPORTE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


As pessoas com deficiência que tinham dificuldade para utilizar o transporte municipal por falta do passe não enfrentarão mais o problema. Na manhã desta sexta-feira (24) a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas entregou 317 passes.

“Estamos priorizando o atendimento das pessoas, contribuindo com a inclusão para atingir o objetivo do nosso governo que é justiça social. Esta é uma orientação da nossa prefeita” explicou o secretário da SETTOP Olinto Borri. 

Desde abril do ano passado o município não emitia passes, causando transtornos a quem precisa do transporte municipal para se deslocar. A partir de agora o cidadão com deficiência vai ter a garantia do acesso aos transportes alternativos complementares e em ônibus metropolitano, sem restrições.

O controlador Geral do Município Ápio Vinagre, representou a prefeita Moema Gramacho no evento, e disse que não vê como favor dialogar com esses direitos. “É prioridade da gestão a garantia de direitos de todas as pessoas do município”, enfatizou. 

Para o diretor adjunto do Departamento de Direitos da Pessoa com Deficiência, Vander Santos “a entrega desses passes é uma retomada dos nossos direitos e com isso a população começa a acreditar na resposta imediata da gestão”.

Moradora da Itinga, a dona de casa Valmira Jesus aguardava a emissão da segunda via desde o ano passado. “Agora vou poder resolver minhas coisas na rua, ir pra médica e até passear sem me preocupar com dinheiro de transporte”, declarou .

Rafael Borges, morador do Parque São Paulo, deu entrada no cartão no início deste mês e estava contente em receber o passe. “Foi muito rápido. Eu não tinha problemas em pegar o coletivo, mas o documento vai ajudar a evitar discriminação. Muitas pessoas usam moletas sem ter deficiência pra não pagar o transporte e os motoristas se chateiam. Com o passe vou poder utilizar o transporte com dignidade”, desabafou.

Quem ainda não tem o passe ou precisar emitir a segunda via deve comparecer a SETTOP portando documento de identidade, CPF, cartão do SUS, laudo médico e duas fotos 3x4. Após apresentação dos documentos é marcada a perícia que será realizada na própria secretaria. Todo processo, da solicitação à emissão do passe, é concluído em até 15 dias.







Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.