PROJETO PRAIA ACESSÍVEL RETOMA ATIVIDADES NESTE SÁBADO


A praia de Vilas do Atlântico vai ficar mais animada neste sábado (18). A partir das 10h, em frente à Barraca da Gávea, as atividades do projeto Praia Acessível voltarão a acontecer, proporcionando aos cidadãos com deficiência motora, auditiva e intelectual, ou com mobilidade reduzida, a possibilidade usufruir de momentos de lazer.

Criado no ano passado, o projeto é pioneiro no Brasil, quando se considera o fato de ser permanente e financiado pelo poder público. A iniciativa existe em outros municípios do país, entretanto são financiados pela iniciativa privada e acontecem em determinados períodos do ano.

Em Lauro de Freitas estão disponíveis três cadeiras anfíbias e 30 metros de esteira que possibilitam o banho de mar sem dificuldades. Os portadores de necessidades especiais são auxiliados por estudantes universitários, fruto de uma parceria com a Faculdade Maurício de Nassau.

Além do banho de mar assistido, os beneficiários do projeto podem praticar outros esportes na praia, como frescobol, bocha, vôlei sentado e surf adaptado. Para participar do projeto é necessário realizar uma inscrição no local. Para a utilização das cadeiras e esteira, além da prática dos outros esportes é considerada a ordem de chegada.

O diretor adjunto do Departamento de Pessoas com Deficiência, Vander Santos, falou do orgulho que tem da iniciativa, que além de ser pioneira possibilitou que município integrasse o ranking de turismo acessível. “Eu fico muito feliz. Tenho 16 anos na cadeira e meu maior divertimento antes desta condição era ir à praia. Hoje com esses equipamentos posso continuar usufruindo de tudo isso”, ressaltou Vander.

O projeto é executado pela Secretaria de Juventude e Igualdade Racial pior meio do Departamento da Pessoa com Deficiência.



Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.