BLOCOS COM MASCARADOS DE CARETAS E CÃES ATERRORIZAM E ANIMAM OS CARNAVAIS DE JIQUIRIÇÁ E AMARGOSA, NA BAHIA


Durante o período carnavalesco, a cidade de Jiquiriçá, na Bahia, dar aos moradores e turistas uma alternativa para brincar a festa momesca fora da capital do estado. O Bloco dos Cães, normalmente, leva cerca de 350 homens pintados e/ ou mascarados às ruas da cidade. A tradição centenária atrai visitantes de diversas cidades da região, segundo Benedito Almeida, um dos organizadores do bloco: “Essa é uma tradição que os mais velhos contam, já passa de cem anos e mais uma vez teremos uma bela quantidade de participantes. Todos os anos nós temos uma média de trezentos e cinqüenta cães que saem aterrorizando, no bom sentido, pelas ruas do município. Temos pessoas que vem de Mutuipe, Lage, Teolândia, Jaguaquara, Santa Inês, Ubaíra, Tancredo Neves, Cravolândia, Moenda, Wenceslau Guimarães e cerca de quarenta pessoas que todos os anos vêm de Salvador só para participar do bloco”, comenta.

Também como tradição na cidade de Amargosa, os Cães se apresentam, normalmente, no Domingo de Carnaval, pela manhã.

Eles percorrem as principais ruas da cidade assustando a garotada e muita gente grande. Inconvenientes às vezes por sujarem quem não entram na brincadeira, eles já são figuras marcantes no Carnaval do município.

Um dos organizadores destacou que o mais importante é manter a tradição viva, ressaltando que no interior, o carnaval é feito de mascarados, alguns blocos, e em algumas cidades como Amargosa, a presença dos Cães (pessoas pintadas de óleo). 

Bloco dos Cães, Cachoeira dos Prazeres, Jiquiriçá-BA 

Antigas tradições fazem do Carnaval Cultural de Amargosa -BA




Fonte: Tia Georgina, Prefeitura Municipal de Amargosa, Blog do Valente e Blog Mariimorais. 
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.