BANKOMA DESFILA SUA BELEZA, RITOS E ENCANTOS NO CENTRO DE LAURO DE FREITAS, NESTA SEGUNDA (27)


Depois de encantar uma multidão de foliões nos circuitos da capital, o Bloco Bankoma celebra os ritos, encantos e sensações no carnaval de Lauro de Freitas. O afro desfila nesta segunda-feira (27), no centro da cidade, às 19:30h, apresentando o tema "As cores do arco-íris estão escritas lá no céu", que será entoado por meio das canções inspiradas por Oxumarê Angorô, energia ancestral que rege o ano, de acordo com a cultura Bantu.


Mais de cinquenta dançarinos virão à frente do trio, abrindo os caminhos para o Bankoma passar. Todo o corpo de baile é formado por adolescentes e jovens da comunidade. Os ensaios acontecem sempre em espaços dentro do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, no bairro de Portão. No local também são oferecidos cursos de corte e costura para mulheres. Das mãos delas saem às vestimentas que adornarão os “Bankomeiros”.


Filha de santo e participante ativa dentro das ações sociais do terreiro, a monitora infantil Emeli Neves, foi escolhida para ser a rainha do Bankoma neste carnaval. A jovem de 22 anos, que faz parte da comunidade desde os sete anos, não esconde a felicidade em carregar a coroa. “Para mim é uma honra e alegria muito grande. Fui chamada no ano do meu orixá, escolhida por ele, é algo inexplicável”, contou. Emile revela que já sabia que seria a eleita. “Eu tinha essa certeza dentro de mim. A energia era muito forte”, disse.

Identidade visual

Todo legado e simbologia destes 17 anos de Bankoma estão representados nas estampas das vestimentas. O processo de criação é antecedido de vasta pesquisa. “A cada ano nos acrescentamos às fantasias o símbolo do carnaval passado”, explica a coordenadora pedagógica Eliana Santos.

Para as mulheres, vestido e torço, para os homens bata e calça na cor amarelo, característica de Oxumarê. “A fantasia sempre é ligada ao tema do carnaval, tudo é indicado pelas energias”, completa Eliana.

O desfile no Centro será composto ainda pela ala das baianas e dos capoeiristas. A concentração está prevista para as 19h, no terminal de ônibus do Centro em direção a Praça da Matriz. Já em Portão, a festa será na Quarta-feira de Cinzas (1), no “Arrastão do Bankoma”. O bloco percorrerá as principais ruas do bairro em forma de agradecimento pelo empenho coletivo.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.