HOSPITAL DA MULHER É O SEGUNDO MAIOR DO BRASIL E FARÁ 9 MIL CONSULTAS E 1 MIL CIRURGIAS MÊS


A partir desta segunda-feira, dia 9 de janeiro, as mulheres de todo o estado vão ganhar um espaço de referência no atendimento à saúde do gênero, com a inauguração do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma.

O local, de acordo com o Governo do Estado, será o maior do Norte-Nordeste e o segundo maior do país neste tipo de serviço. O investimento nas obras foi superior a R$ 40 milhões.

Ao todo, a unidade terá dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 para internação, 29 de hospital dia e 10 de UTI. O centro de diagnóstico estará equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, laboratório 24 horas, entre outros. A capacidade de consultas mensais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), é de nove mil, sem contar outras mil cirurgias que serão realizadas dentro mesmo período.

O hospital

Cujo nome oficial é Maria Luzia Costa dos Santos, mãe do governador Rui Costa e que faleceu em decorrência de um câncer – vai prestar assistência nas áreas de ginecologia, mastologia, oncologia e em questões de violência sexual sofridas pelas mulheres. A unidade vai contar também com um serviço de urgência e emergência ginecológica 24 horas. A gestão ficará por conta de uma organização social e a Secretaria de saúde vai investir cerca de R$ 4 milhões para manutenção do espaço.

“O Hospital da Mulher vai trabalhar com um encaminhamento referenciado a partir da rede de saúde de todo o estado e dos municípios. As pessoas que precisarem de consultas deverão se dirigir as unidades básicas de saúde, as unidades hospitalares e as UPAs. A partir desse sistema, esses locais vão entrar em contato, através da rede de informática, com o Hospital, para agendar a consulta ou o procedimento”, disse o secretário, Fábio Villas-Boas, durante visita guiada à imprensa na manhã de ontem.

Reprodução assistida

Além dos serviços já citados, o Hospital da Mulher, também permitirá o acesso ao procedimento de média complexidade em reprodução humana assistida, principalmente à aquelas que, por exemplo, tem o diagnóstico confirmado de cistos, pólipos ou endometriose. Outra novidade é com relação ao serviço de alta resolutividade para diagnóstico e tratamento do câncer de mama, inédito no estado.

De acordo com a Sesab, mulheres poderão passar por cirurgia imediata se exames de imagem indicarem alta probabilidade de se tratar de um tumor maligno. Elas entrarão em um protocolo que inclui biópsia, estadiamento e intervenção cirúrgica. O objetivo é o de reduzir o tempo de início do tratamento, permitindo menores sequelas e maior sobrevida a essas mulheres.

“O hospital vem mudar a atenção da saúde da mulher em todo o estado. Iremos tratar com rigor e celeridade todos os casos suspeitos de câncer de mama, de útero, colo de útero e ovário, através de um sistema em que a paciente, uma vez suspeita do diagnóstico, a biópsia será marcada na maior brevidade possível sendo, em casos selecionados no mesmo dia, com a cirurgia sendo agendada dentro de uma semana”, pontuou o titular da saúde estadual.

Para mulheres com risco de trombose, hipertensão ou cardiopatias, um serviço que também estará à disposição será o de laqueadura tubária. Elas terão acesso, assim como, ao Dispositivo Intra Uternino (DIU) e ao serviço de planejamento familiar com métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. Já as vítimas de violência sexual terão disposição acolhimento através de órgãos judicial e policial, atendimentos clínico, cirúrgico e psicológico, além de aplicação de medicações a depender do caso.

Empregos

Além do caráter humanizatório, o Hospital da Mulher irá gerar 655 empregos diretos, contando com profissionais de diversas áreas de saúde (463) como médicos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, além da equipe de apoio (192), tendo profissionais maqueiros, recepcionistas e agentes de portaria, sem contar a equipe administrativa.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.