CONHEÇA NAIDE BRITO (PT), VEREADORA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS - TODA A SUA HISTÓRIA EM TEXTOS E FOTOS

Posse no dia 01/01/2017
Rosenaide Carvalho de Brito (Naide Brito)
Nascida na cidade de Catu-BA em 20/07/1965;
Escolaridade: Superior Incompleto;
Estado Civil: Solteira;
Nacionalidade: Brasileira nata;
Mora em Lauro de Freitas-BA, no Bairro de Portão;
Ocupação: Vereadora eleita pelo PT em 2012 e 2016 e eleita presidente da Câmara Municipal com os votos dos 17 vereadores e vereadoras, em 01/01/2017, para o Biênio 2017/2018;
Partido que sempre atuou: PT - Partido dos Trabalhadores
Atuação Marcante: Dedicação às causas populares e da cidade, com enfase na defesa da mulher, na luta por moradia, creches, empregos, assistência social, direitos humanos, infraestrutura sustentável, educação, cultura e esportes; com solidariedade, ética, honestidade e dignidade. 
Reunião com beneficiários do MCMV do Capelão, na luta pela reintegração de posse dos imóveis que foram ocupados. Jan/2012

Segunda dos 12 filhos (sete mulheres e cinco homens) do pequeno produtor rural José Costa de Brito – que se transformou em operário de fábrica como metalúrgico da empresa Ferbasa – e de dona Eudete de Carvalho Brito, Naide herdou dos pais os valores e princípios que norteiam sua vida pública e privada. "São valores como a Fé em um Deus que mandou seu filho Jesus Cristo para ser exemplo de solidariedade, respeito pelas pessoas, de que não se deve fazer com os outros o que não se quer para si mesma, de honestidade, garra e determinação. Sempre procuro pautar minhas relações com o sentimento do Ser e não do Ter”, frisa a vereadora presidente da Câmara.

Inspirada pela fé Católica, participou dos grupos de jovens e engajou-se em trabalhos pastorais. Atuou por mais de cinco anos na Pastoral da Juventude do Meio Popular da Diocese de Alagoinhas, tendo sido coordenadora da Regional Nordeste III Bahia e Sergipe, representando a Diocese por quatro anos.
Quando se desligou da Pastoral da Juventude, integrou a equipe Diocesana da Pastoral Rural de Alagoinhas onde assessorou planejando, articulando e executando ações e atividades para o fortalecimento dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de cinco municípios da Diocese. Fruto desses trabalhos pastorais participou e tem o seu nome registrado na Ata de Fundação da CUT Rural Bahia, acompanhou o surgimento do Partido dos Trabalhadores, ao qual se filiou em 1986.

Por conta da militância pastoral, sindical e partidária residiu até os 20 anos em Catu, depois em Alagoinhas, Inhambupe, Salvador e, finalmente, em Lauro de Freitas. "Adotei Lauro de Freitas para morar e passei a amar esta cidade e as pessoas que nela reside. E na qual pretendo residir até quando Deus permitir”, afirma Naide.

Na sua militância partidária Naide foi assessora do então Deputado Federal Jaques Wagner – hoje governador – no seu primeiro mandato por convite pessoal dele. Ficou quatro anos. “Só deixei por um motivo justo: o pedido de Frei Dilson Batista Santiago que se elegeu Deputado Estadual em 1994. Deixei o Gabinete de Jaques Wagner para me incorporar a assessoria de Frei Dilson. Dois anos depois Frei Dilson elege-se Prefeito de Itamaraju, decidi não acompanhá-lo, pois não queria ficar muito distante dos meus familiares. Sou uma pessoa muito apegada à família. Nessa mesma época recebi o convite da então Deputada Estadual Moema Gramacho, em 1996, passando a fazer parte de sua equipe de assessoria. De lá para cá, são maravilhosos 21 anos de relacionamento de trabalho, de respeito e de uma bela e sincera amizade.”

Com estes sentimentos e uma história de vida voltada para a ação coletiva, Naide veio para Lauro de Freitas, integrando a equipe da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho e aqui ficou, passando a residir e a criar laços de amizade com todas e todos.

Marca registrada dos oito anos da gestão Moema Gramacho, o Orçamento Participativo criou uma cultura de interação entre o poder público e a comunidade que hoje permeia todos os setores da administração municipal. Não dá mais pra imaginar a gestão municipal sem a participação popular. À frente dessa iniciativa de sucesso desde 2005 está a articuladora Naide Brito, ou simplesmente Naide. Nos primeiros dois anos ela dividiu o comando do OP com Mayra Landim, que em 2007 foi compor o governo Jaques Wagner e onde ficou até falecer precocemente.

Foi com o desafio e a responsabilidade de organizar o OP que Naide mostrou toda a sua experiência trazida dos movimentos sociais e sindicais, das pastorais e das assessorias que integrou ao longo dos anos. “Comecei muito jovem, inquieta, indignada com o que não achava justo, a participar dos movimentos em Catu, cidade onde nasci”, conta Naide.

Foi através do OP que conheceu o município de ponta a ponta, criou relações sociais e pessoais com moradores do município.

“No OP travei vários embates, debates e discussão em defesa do modelo de gestão implantado no município. Foram muitas reuniões, assembleias públicas, caravanas e visitas para discutir, refletir, intermediar e explicar sobre as prioridades eleitas a cada ano nas audiências públicas do OP. Hoje temos como resultado a maioria das prioridades realizadas, o empoderamento das lideranças que passaram a acreditar que a participação social faz parte da luta pela melhoria da qualidade de vida em suas ruas, bairros e cidade. Foi um período enriquecedor, de troca. Aprendi muito com as comunidades e fiz grandes e bons amigos e amigas”.

Pessoa simples, Naide Brito, como é mais conhecida nas comunidades, cultuou com muita sabedoria as amizades. Seu jeito franco, aberto ao diálogo, fez com que angariasse a admiração e o respeito de todos e todas que a acompanham.

Resultado de imagem para VEREADORA NAIDE BRITO SAIUNOBLOG
Eleita vereadora de Lauro de Freitas, em 2012,  Naide fez um mandato de 4 anos (2013 à 2016) com voz altiva e incansável na defesa da cidade e dos direitos da população que nela reside. Naide se destacou e se destaca na Câmara Municipal por sua atuação firme e corajosa. No seu primeiro mandato, mesmo diante de um cenário adverso na política local e nacional, Naide não se intimidou. Denunciou as irregularidades do Executivo, cobrou providências para as demandas da população e defendeu com garra projetos e propostas de políticas públicas em benefício das comunidades.










Foram mais de 300 requerimentos, indicações e projeto de obras e serviços encaminhados ao gestor municipal. Naide denunciou o descaso da Prefeitura e retrocessos na saúde e na educação, e o abandono de projetos em execução ou contratados pela ex-prefeita Moema Gramacho para construção de creches e postos de saúde.
Naide Brito apoiou a luta dos barraqueiros da Orla diante da omissão da Prefeitura, colocou seu mandato à disposição dos moradores dos conjuntos do MCMV na busca de melhores condições, e defendeu as demandas das comunidades do Capelão, Quingoma e Parque São Paulo, ameaçadas pelos impactos da Via Metropolitana.

Com uma emenda em projeto do Executivo, Naide impediu que a Prefeitura colocasse o nome de contribuintes inadimplentes com tributos municipais em cadastro de restrição de crédito (SPC e Serasa).
Mas foi nas andanças pelas ruas e ladeiras do município que o mandato de Naide Brito se consolidou, ouvindo a população e fazendo amigos. Seu jeito franco, aberto ao diálogo, fez com que conquistasse a admiração e o respeito de todos, mesmo entre adversários políticos, que destacam seu jeito de fazer política privilegiando o debate de ideias e a força dos argumentos.
No plenário da Câmara, seus pronunciamentos contundentes jamais deixaram dúvida sobre de que lado está. “Sou direta. Não uso meias palavras na defesa do que acredito”, costuma enfatizar lembrando os ensinamentos dos pais, o pequeno produtor rural José Costa de Brito e dona Eudete de Carvalho Brito, para os quais princípios e valores devem apontar o rumo na vida pessoal, profissional e política.
Com uma moradora do Conjunto Habitacional do Capelão-MCMV, onde lutou pela desocupação para a entrega definitiva dos imóveis aos verdadeiros donos.

Com esse sentimento Naide construiu um mandato transparente e participativo, em que todos os segmentos da sociedade encontraram as portas abertas, a palavra amiga, a orientação pautada na ética, no respeito ao próximo e na solidariedade.

Naide eleita vereadora em 2016, tomou posse em 01/01/2017 e foi eleita  pelos 17 Edis (unanimidade) para presidir a Câmara dos Vereadores no Biênio 2017/2018.


Eleita por unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Lauro de Freitas, a vereadora Naide Brito viveu, no domingo, 1º de janeiro de 2017, a emoção de dar posse à prefeita eleita Moema Gramacho para o seu terceiro mandato à frente do município. Amigas e companheiras de luta há muitos anos, Naide e Moema assumiram no compromisso de atuar com independência mas de forma harmônica na defesa dos interesses da coletividade.

A mesa eleita para dirigir a Câmara pelos próximos dois anos ficou assim: presidente Naide Brito, 1ª vice-presidente Luciana, 2ª Vice-presidente Dona Augusta, 1º secretário Fausto Franco, 2º secretário Edvaldo Palhaço, 3º Secretário, Edilson Ferreira.

Fotos da posse de Moema prefeita e Naide presidente da Câmara Municipal:






































Veja mais...
 

Mesmo debaixo de forte chuva, Moema, Mirela, a nossa vereadora Naide Brito e outros companheiros do time de Moema, cumpriram a agenda deste sábado com uma caminhada na Pedrita e no Loteamento Leila Diniz, na Chácara Thaiti. A militância chegou junto e o povo recebeu Moema com gratidão. Valeu!

Naide que acompanhou todo o processo de construção e seleção de famílias beneficiadas com moradias no Leila Diniz reencontrou muitos amigos e recebeu manifestações de apoio de lideranças locais.
 

Depoimentos fortes, com relatos do desmonte das políticas públicas que atendiam os jovens de Lauro de Freitas, fizeram do Diálogo da Juventude com a nossa candidata Naide Brito, neste sábado, um momento de importante reflexão.
 

Voz incansável na defesa dos direitos da população desde sua eleição em 2012, a vereadora Naide Brito se destaca na Câmara Municipal de Lauro de Freitas por sua atuação firme, corajosa e consequente. Mesmo diante de um cenário adverso na política local e nacional, Naide não se intimidou; denunciou as irregularidades do Executivo, cobrou providências para as demandas da população e defendeu com garra projetos e propostas de políticas públicas em benefício das comunidades.
 

Com muitas manifestações de apoio recebidas em caminhadas e panfletagens nas ruas da cidade, a vereadora Naide Brito fecha a semana com agenda de atividades no Parque São Paulo, Quingoma, Vila Nova de Portão e Centro, ao lado das candidatas a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e a vice,  Mirela.

“Nossa campanha é feita casa a casa, olhando nos olhos da comunidade, discutindo os problemas, prestando contas do nosso mandato”, enfatiza Naide.
 

Uma militância empolgada marcou presença na panfletagem do time de Moema e Mirela no Residencial Quintas da Glória, na manhã deste domingo. Para a nossa vereadora Naide Brito, que acompanha a luta dessa comunidade desde a inauguração do conjunto, sobraram abraços e manifestações de apoio.
 

Ainda repercute nos blogs e redes da cidade, o sucesso que foi o lançamento da campanha da nossa vereadora Naide Brito 13133, no Clube Ipitanga. A reportagem no Saiunoblog, de Marcinho Brito, teve recorde de visualizações e foi replicado em várias redes.
 

O Parque Santa Rita, na Itinga, parou na manhã deste sábado para receber Moema, Mirela e vereadores dos partidos coligados. A nossa vereadora Naide Brito 13133 percorreu as ruas, ao lado de Moema, encontrou antigos companheiros do OP e recebeu o abraço e o carinho de amigos.
 

Mais uma caminhada de sucesso do time de Moema e Mirela. A nossa vereadora Naide Brito 13133 foi muito bem recebida na panfletagem e caminhada que saiu do Largo do Sossego nessa quinta-feira.
 

Lideranças comunitárias de todos os cantos do município incendiaram a plenária de lançamento da Campanha de Naide Brito à reeleição, com pronunciamentos fortes e emocionados lembrando ações de Naide e Moema. O salão do Clube Ipitanga no Centro ficou lotado e a recepção a Naide, Moema e Mirela foi caloroso. “Estou com Naide Brito porque é uma mulher guerreira, é a voz do povo na Câmara.
 

A vereadora Naide Brito (PT) lança, oficialmente, sua campanha à reeleição neste sábado, dia 27.08, às 15, em ato no Clube Ipitanga, Centro de Lauro de Freitas, com a presença da chapa majoritária que tem Moema Gramacho, candidata a prefeita, e Mirela Macedo na vice, além de lideranças locais e parlamentares.

Eleita em 2012, Naide foi uma das vozes mais fortes na oposição ao atual prefeito.
 

A vereadora Naide Brito (PT) lança, oficialmente, sua campanha à reeleição neste sábado, dia 27.08, às 15, em ato no Clube Ipitanga, Centro de Lauro de Freitas, com a presença da chapa majoritária que tem Moema Gramacho, candidata a prefeita, e Mirela Macedo na vice, além de lideranças locais e parlamentares.

Eleita em 2012, Naide foi uma das vozes mais fortes na oposição ao atual prefeito.
 

A juíza Maria Helena Lordelo, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Lauro de Freitas, sustou os efeitos da Lei Municipal n° 1.575/15 e determinou que o prefeito “se abstenha” de desafetar e alienar áreas públicas do município, sob pena de multa diária. A liminar atende ação pública movida pela bancada de oposição da Câmara contra a lei que autoriza a Prefeitura a alterar a destinação de áreas de uso comum do povo, incluindo áreas verdes, e alienar sem licitação.
 

A deputada federal e ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, será palestrante na Audiência Pública Um Toque para a Vida – Prevenir é um gesto de amor. De iniciativa da vereadora Naide Brito, a audiência lembra o Outubro Rosa, Movimento que busca incentivar o combate ao câncer de mama.

Para Naide Brito, mais que orientar para a prevenção, a audiência será momento para refletir sobre o acesso às condições efetivas que o município disponibiliza para o atendimento à saúde das mulheres.
 

Mesmo sem parecer técnico da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Câmara Municipal de Lauro de Freitas aprovou as contas de 2013 do prefeito Márcio Araponga Paiva, com o voto favorável de dez dos 17 vereadores da Casa. “A bancada de oposição se absteve por não ter o conhecimento suficiente para votar contra ou a favor. Não havia parecer da CCJ”, argumenta a vereadora Naide Brito.
 

Em documento encaminhado à presidência da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, a promotora de Justiça Ivana Silva Moreira mais uma vez sugere a “suspensão da votação” do projeto 029 que autoriza o prefeito a desafetar e alienar áreas públicas de uso comum do município.

Os vereadores foram informados da recomendação do MP no meio da tarde, durante tumultuada sessão em que o projeto era o tema central de todos os pronunciamentos.
 

Mesmo retirado de pauta depois da mobilização dos vereadores de oposição e da Associação de Moradores de Vilas do Atlântico, o projeto de lei 029/2014, que autoriza o Executivo Municipal a desafetar e vender áreas públicas de Lauro de Freitas, continua na ordem do dia. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara está solicitando que a presidência da Casa devolva o PL ao prefeito para ser refeito respeitando as recomendações da promotora Ivana Silva Moreira, da 7ª Promotoria de Justiça.
 

É estranho – para dizer o mínimo - que os blogs chapa branca e oficial tentem atribuir à ex-prefeita a responsabilidade pelo atraso de quase três anos para colocar em funcionamento a UPA de Itinga.
 

No último final de semana visitei, a convite da comunidade local, o que seria o Campo de Futebol do Parque Santa Rita. Só ruínas, lama, lixo e focos de mosquitos da dengue. O mais grave de toda essa situação é que, em 2012, quando entregou a prefeitura, a ex-prefeita Moema Gramacho deixou contrato assinado com o Governo Federal de n° 372.047-03/2011 e projeto pronto em análise na Caixa. Essa gestão, com quase três anos de mandato, nada fez.
 

Edição deste mês da Vilas Magazine publica matéria sobre emenda supressiva do nosso Mandato que impede que a Prefeitura assine convênio com SPC e Serasa para punir contribuintes inadimplentes. A medida, além de desproporcional, é ilegal.
 

Para quem se assustou com o volume de entulho e lixo na via atrás do Centro Panamericano de Judô, denunciado no ‪#‎VilasMagazine‬ desse mês, um alerta: não é apenas nessa rua. Alguns metros adiante, na Rua dos Veranistas, mais ou menos a mesma quantidade de entulho, poda de árvores e lixo forma montanhas na borda da área verde que margeia o Rio Sapato.
 

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil nascem 931 prematuros por dia ou 40 por hora, uma taxa de 12,4%, o dobro do índice em países desenvolvidos. Para esses bebês, o leite materno é fator de sobrevivência, no entanto, mais de 50% deles dependem da doação voluntária. Esse é o foco do projeto de Lei da vereadora Naide Brito, de Lauro de Freitas, aprovado na sessão desta terça-feira (16), que cria o Dia Municipal da Doadora de Leite Materno.
 

Essa é a pergunta que não quer calar. A Prefeitura está tentando fazer, de forma açodada, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal – PDDM. Um Plano Diretor que foi construído em 2011 e representou um esforço enorme da gestão Moema Gramacho e da sociedade, em audiências públicas amplamente convocadas por carro de som, panfletos e faixas. Foi discutido e incorporou contribuições de entidades organizadas da sociedade, universidades e instituições profissionais de várias categorias.
 

Uma emenda supressiva da vereadora Naide Brito impediu que fosse aprovado no novo Código Tributário de Lauro de Freitas a cobrança de débito por meio de negativa de crédito.

O projeto de lei do executivo autorizava o município a celebrar convênios com entidades de direito público e privado, a exemplo do SPC e Serasa, visando a utilização recíproca de dados disponíveis em cadastros.
 

Os moradores do Quingoma estão dando uma demonstração importante de pertencimento e empoderamento na sua luta pela mudança do traçado da Via Metropolitana. Pelo traçado original a via corta a localidade, que é remanescente de Quilombo com certificação e o reconhecimento da Fundação Palmares.

Na última sexta-feira participei de mais uma reunião dirigida pelo promotor Gilmar Bittencourt.
 

‪Na  última sexta-feira (29/05/15) estive acompanhando a nossa deputada federal Moema Gramacho em visita a Central Nacional de Atendimento da Caixa Econômica, que funciona há três meses na Estrada do Coco. Foi com muita alegria que vi centenas de jovens, a maioria de Lauro de Freitas, atuando no local, contratados, muitos no primeiro emprego.

A nossa deputada foi convidada para conhecer as instalações da unidade por ter sido ela uma batalhadora para a instalação desse call center no município.
 

O país só terá uma reforma política ampla, que fortaleça a democracia e garanta igualdade de direitos e oportunidades se houver mobilização da sociedade, alertou a deputada federal Moema Gramacho na abertura da Sessão Especial “Reforma Política Já – Mais mulheres nos espaços de poder”, realizado na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Proposta pela vereadora Naide Brito (PT), a sessão que homenageou as mulheres, lotou o plenário da casa na manhã dessa sexta-feira, mesmo com as fortes chuvas.
 

A vereadora Naide Brito propôs a realização de Audiência Pública para discutir a situação da Casa de Parto Natural, que foi fechada no ano passado. A unidade, que integrava a Rede Cegonha do governo federal, inaugurada em 2012, no Picuaia, fazia procedimentos humanizados e no pouco tempo em que funcionou realizou 156 partos.

Não se trata de apontar culpados, mas de buscar meios para viabilizar a sua reabertura e para isso estamos convidando representantes dos três poderes.
 

Durante todo o mês de março homenageei as mulheres na tribuna da Câmara Municipal. A cada sessão, uma grande companheira. Mulheres que lutaram por direitos desde os tempos do Império aos dias de hoje. Encerrei o mês com duas guerreiras, que muito contribuíram para o movimento e o empoderamento das mulheres em Lauro de Freitas, na Bahia e no Brasil

– a ex-prefeita e hoje deputada federal Moema Gramacho, e a militante do movimento de mulheres Sule Nascimento.
 

A vereadora Naide Brito (PT) de Lauro de Freitas questinou hoje a convocação, pela Prefeitura, de um novo concurso Reda para a educação do município. Diante das quase 2 mil pessoas que aguardavam na fila a inscrição para o certame, a vereadora lembrou que no ano passado a Prefeitura já havia realizado um Reda com o mesmo objetivo. Há, ainda, muitos profissionais aprovados no concurso de 2012, prorrogado por mais dois anos, que poderiam ser nomeados.
 

Parabéns, Moema Gramacho

Você nos representa!!!!

A deputada federal Moema Gramacho (PT) estreia no Congresso Nacional como titular da Comissão Especial, instalada nessa terça-feira, que trata da reforma política (PEC 352/13). Essa é, provavelmente, a comissão que vai catalisar as atenções de todo o país em 2015.

Desafios não vão faltar à primeira deputada da bancada petista da Bahia na Câmara Federal.
 

Há algum tempo tenho sido procurada por moradores de Lauro de Freitas que ouviram uma tal entrevista do prefeito numa rádio de Salvador e ficaram perplexos com suas declarações. A repercussão, se ele não se deu conta, é a pior possível. Confesso que não ouvi a entrevista, mas se é como dizem, o moço perdeu o juízo.

Teria dito ele que em 22 meses fez mais ações do que a ex-prefeita Moema Gramacho. Que inaugura uma obra a cada sexta-feira.
 

Muito boa a repercussão da postagem que fizemos no face sobre o andamento das obras do IFBA, executadas pelo GOVERNO FEDERAL. Exemplo de planejamento e compromisso com o cidadão.

Mas ali bem perto, a menos de 100 metros, tem uma obra do GOVERNO MUNICIPAL que é exemplo de desperdício do dinheiro público e da falta de compromisso. Outra um pouco mais adiante já deveria estar sendo alvo de investigação do Ministério Público.

Uma é a UPA. Foi entregue quase pronta no final de 2012.
 

Saímos há pouco, eu e os vereadores Lula Maciel, Gilmar, Fausto Franco e Junior Neves, de uma reunião com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) em que se tratou da definição de limites entre os municípios da Região Metropolitana. Ficou acertado que técnicos do órgão irão a campo para pesquisar e apresentar uma proposta.

Nada pode ser definido unilateralmente pelo gestor do município.
 

Vejam que notícia boa. O Centro Pan Americano de Judô faz seu primeiro evento teste no próximo dia 30. Será um Desafio Internacional Brasil Itália. Trazer o Centro para Lauro de Freitas foi uma luta da ex-prefeita Moema Gramacho, nossa deputada federal, que além de captar os recursos, disponibilizou a área em Ipitanga. Ela pensou em tornar o equipamento marco de entrada da cidade pela Orla.
 

Moema participou da primeira reunião da bancada eleita com os parlamentares do PT na Câmara Federal, em Brasília, e já mostrou que vai representar muito bem a força da mulher baiana. E logo após, do encontro da bancada com a presidenta Dilma, quando a presenteou com uma imagem de São Jorge que fez o maior sucesso. Não poderia ser diferente sua estreia no Congresso Nacional. Você faz a diferença, Moema Gramacho, em todos os cargos que ocupa. Orgulho de suas atitudes incomparáveis e inesquecíveis.
 

Agradecemos essa vitória ao povo brasileiro e à militância, sobretudo do PT e do PCdoB, que saiu às ruas contra a mídia golpista e as forças do atraso.

Foi uma vitória extraordinária, a presidenta obteve votos em todos os estados do país. Ganhou em Minas Gerais, terra do adversário; Pernambuco respondeu ao que realmente o seu grande líder Miguel Arraes acreditava; a Bahia cravou mais de 70% de votos em Dilma reafirmando sua vocação e seu apoio ao projeto de inclusão social.
 

COMPANHEIROS!!!

Vamos arregaçar as mangas nesses 13 dias até a eleição do segundo turno para buscar os votos que vão dar a maior vitória a Dilma. NÃO ACREDITEM NAS PESQUISAS DIVULGADAS PELA MÍDIA GOLPISTA. O erro deles é proposital, para confundir o eleitor e atrair os incautos.
 

Um avançado conjunto de obras voltado à educação e ao esporte, executados pelo governo federal e estado, estará à disposição da população de Lauro de Freitas ainda este ano. Além do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), na Praia de Ipitanga, que deve ser inaugurado nos próximos dias, estão em fase acelerada de execução, no bairro de Itinga, as obras do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com salas de aula e ginásio de esporte, e de uma piscina semi-olímpica.
 

A vereadora Naide Brito (PT) comemorou a posição de Lauro de Freitas no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 2011, divulgado na semana passada. O município é o primeiro colocado do ranking no Estado da Bahia. Computado desde 2005, o índice é calculado com base em dados oficiais disponibilizados pelos Ministérios da Saúde, Educação e Trabalho.
 

Depois de horas de debates, a firme posição da Rede de Mobilização pela Causa Animal - Remca em defesa da implantação de uma política pública de proteção aos animais em Lauro de Freitas venceu a resistência dos representantes do Executivo Municipal e encerrou a audiência pública convocada pela Câmara Municipal, na sexta-feira, com uma Carta de Compromisso.
 

Agradeço de coração a oportunidade de dialogar com duas turmas do Colégio Impacto, hoje pela manhã, na Câmara Municipal. Moçada preparada e antenada para interagir sobre conjuntura. Verdadeira aula de educação para a cidadania está promovendo o Colégio. Agradeço ao alunado das duas turmas por ser homenageada pela representação política enquanto vereadora do município.

Foram cerca de duas horas de intenso debate.
 

Depois de um ano cercada com tapumes, quando todos esperavam uma praça devidamente urbanizada, a Prefeitura retira a cerca e expõe o caos: nenhuma obra, nenhum beneficiamento foi feito nesses 12 meses. O tapume só foi retirado por pressão dos moradores porque a cerca colocada pela gestão municipal impedia a visão dos motoristas e ainda servia para esconder assaltantes. Essa é a gestão do Dr......
 

A vereadora Naide Brito(PT), de Lauro de Freitas, lamentou a situação em que se encontra a creche municipal Deputado Paulo Jackson e se solidarizou com as mães e funcionários da unidade. Denúncias da comunidade sobre o descaso da gestão municipal foram constatadas pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Mirela Macedo.
 

Portas arrombadas, equipamentos danificados, muito lixo e mato é o que resta da Cozinha Comunitária entregue pronta e equipada pela ex-prefeita Moema Gramacho a atual gestão, em dezembro de 2012. O equipamento, construído com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome da ordem de R$394.298,81, deveria produzir 5 mil refeições mês para atender nutrizes, idosos, acamados e crianças moradores do Loteamento Leila Diniz, na Chácara Thaiti, em Itinga, e adjacências.
 

Está na lei, o papel do vereador é fiscalizar o Executivo municipal, fazer a ponte entre a população e a Prefeitura e elaborar leis.  Em geral, a atribuição de fiscalizar o prefeito, secretários e outras autoridades municipais, é da bancada de oposição. Claro que não devia ser assim, um vereador não deveria jamais se submeter ao prefeito, ele deve seu mandato ao povo, mas é o que se constata.
 

Dos 417 municípios baianos, apenas 61 são governados por uma mulher, percentual que não chega a 15%. Elas também recebem 30% menos que os homens por trabalho igual e enfrentam a crescente violência doméstica apesar dos avanços nas políticas públicas. Os dados, apresentados nesta sexta-feira durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, proposta pela vereadora Naide Brito (PT) em comemoração ao Mês da Mulher, foi pano de fundo para reflexões das palestrantes.
 

Avanços nas políticas públicas, a luta por mais espaço de poder e os grandes desafios estão na pauta das palestrantes da Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada nessa sexta-feira, dia 14, às 16h, na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Iniciativa da vereadora Naide Brito (PT), a sessão contará com a presença já confirmada da ex-prefeita Moema Gramacho, da vereadora Vânia Galvão, da professora Terezinha Barros e de pesquisadoras do tema.
 

O projeto completo da Orla de Ipitanga - que está no Desenbahia desde setembro de 2011 - foi apresentado e entregue, nesta terça-feira (25.02), ao  prefeito de Lauro de Freitas Márcio Arapongas, pelo presidente do órgão Vitor Cesar Ribeiro Lopes, pondo fim a um conflito de informações: o prefeito dizia, até aquele momento, que desconhecia a existência do projeto embora tenha aprovado a autorização para o financiamento quando vereador.
 

O sentimento de que estão sendo “enrolados” pelo prefeito Márcio Arapongas, já manifestado pelos barraqueiros da orla de Lauro de Freitas, foi reforçado nesta terça-feira com as últimas informações sobre o andamento do processo de desocupação da faixa de marinha.
 

Sem uma definição do projeto que será implantado fora da área de marinha e sem qualquer informação sobre prazos, os barraqueiros da Orla de Lauro de Freitas estão apreensivos. Em reunião na última quarta-feira, cerca de 25 proprietários de barracas da praia de Buraquinho fizeram uma avaliação pouco otimista da situação.

Na próxima terça-feira, dia 18, eles se reúnem na Câmara Municipal, às 9h, com barraqueiros de Vilas do Atlântico e de Ipitanga para definir um calendário de mobilizações.
 

Na visita que fez às obras do Centro de Excelência e Treinamento Panamericano de Judô, ao lado do governador Jaques Wagner, nesta sexta-feira, a nossa ex-prefeita Moema Gramacho era puro contentamento. E com razão. O Centro é resultado da luta de Moema. Ela convenceu o govenador a trazer o Centro para Lauro de Freitas e defendeu com garra a vinda em várias esferas, em 2010, quando Dubai e Londres também disputavam o privilégio de abrigar o mais moderno centro da modalidade no mundo.
 

A carência de médicos nos postos de saúde da família em Lauro de Freitas pode se agravar em 2014 por negligência do poder público municipal. Além de ter sido descredenciado pelo Ministério da Saúde (MS) do Programa de Valorização de Profissionais da Atenção Básica – PROVAB no final de 2013, o município perdeu o prazo para o cadastramento de novas equipes de atenção básica e de profissionais para as já existentes.
 

Resultado da mobilização dos proprietários de barraca da Praia de Buraquinho, a Secretaria de Planejamento de Lauro de Freitas apresentou nesta terça-feira um projeto preliminar que prevê a construção de 30 barracas na área hoje usada como estacionamento, entre a praia e a praça.

Ainda cautelosos, os barraqueiros consideraram a proposta um avanço em relação ao primeiro projeto da Prefeitura, que previa apenas nove barracas para toda a Orla – de Ipitanga a Buraquinho.
 

Com pauta sobrecarregada de projetos de autoria do Executivo Municipal, a Câmara de Lauro de Freitas faz sua última sessão ordinária nesta terça-feira, dia 10, a partir das 14h.

São 15 projetos - de uma simples regulamentação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a projetos mais polêmicos como o que altera parâmetros para construções verticalizadas no município e para contratações de operações de crédito.

A reportagem da Jornal A Tarde sobre as demissões  ainda repercute no município, mas acredito que alguns pontos merecem um esclarecimento mais aprofundado. Por isso enviei à jornalista Marjorie a seguinte nota.
 

Tramita na Câmara de Lauro de Freitas um pacote de 13 projetos, vários deles polêmicos, encaminhado nos últimos dias pelo executivo municipal para aprovação da Casa, além do Plano Plurianual e Lei Orçamentária que ainda não foram votados, e do Plano de Cargos e Salários que está em discussão no Legislativo.

A vereadora Naide Brito (PT) já identificou três dos projetos que devem passar por análise técnica rigorosa. “A Câmara tem responsabilidade com o povo.
 

Tive o prazer de participar, na noite de ontem, da comemoração pelos dez anos do Programa Bolsa Família, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

A secretária Moema estava radiante, ao lado do governador Jaques Wagner e da Ministra Tereza Campelo, principalmente por poder apresentar números extremamente positivos sobre o impacto do bolsa família na vida dos baianos que mais precisam.
 

A vereadora Naide Brito (PT) entregou ao Poder Executivo, nesta quarta-feira (27/11), as emendas ao Plano Plurianual –PPA colhidas nas duas audiências públicas convocadas pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas por indicação da petista.

A principal peça de planejamento municipal preparada pelo Executivo revela que a gestão espera arrecadar e investir mais de R$ 1 bilhão em recursos totais nos próximos quatro anos (2014 a 2017), metade deles oriunda do tesouro municipal.
 

Com 62% dos votos válidos, a vereadora Naide Brito venceu o segundo turno do Processo de Eleições Diretas - PED, e vai presidir o PT de Lauro de Freitas pelos próximos quatro anos.  Naide Brito obteve 208 dos 301 votos colocados nas urnas pela militância do município; Lourdes Lobo ficou com 89 votos.

“Em Lauro de Freitas e em todo o país o PT deu uma demonstração do quanto está vivo e sai fortalecido e mais maduro do PED”, destacou a vereadora.
 

Em um ano pobre de participação popular nas decisões do município, a Câmara Municipal de Lauro de Freitas, por indicação da vereadora Naide Brito (PT), convocou audiência pública para discutir a proposta de Plano Plurianual (PPA) encaminhado à Casa pelo prefeito Márcio Araponga Paiva. Serão apenas duas audiências.
 

Causou estranheza à vereadora Naide Brito (PT) projeto de lei encaminhado ao Legislativo pelo prefeito Márcio Araponga Paiva, nesta quinta-feira. 

No PL, o prefeito propõe dar nova destinação aos recursos  já aprovados na Câmara para o projeto de revitalização da Orla de Ipitanga. O prefeito quer usar a mesma autorização de empréstimo em obras de saneamento e infra-estrutura.
 

Barraqueiros da Orla de Lauro de Freitas saíram ainda mais apreensivos da Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (6/11/13), na Câmara Municipal, com as informações prestadas pela secretária de Planejamento do município, Eliana Marback.

O projeto que está sendo proposto pela atual gestão inclui apenas 26 barracas em toda a orla do município – hoje a orla abriga 79.  “Buraquinho, onde trabalham 39 barraqueiros, terá apenas 6 a 8 barracas.
 

Estou feliz. O mandato deu uma grande contribuição no combate ao câncer de mama ao alertar para a importância da prevenção, em audiência pública sobre o Movimento Outubro Rosa, realizada ontem, terça-feira, 29/10, na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.

Entre os palestrantes, a ex-prefeita Moema Gramacho, atual secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, fez um depoimento emocionado.
 

Só nos primeiros nove meses deste ano, o Programa Bolsa Família injetou R$18 milhões na economia de Lauro de Freitas. Na Bahia são R$3,3 bilhões/ano. Os valores são ainda mais significativos quando se observa que são gastos no próprio município, dinamizando a economia local e gerando empregos.

Atrasar em quase um ano o funcionamento de um equipamento da importância da Cozinha Comunitária, que deveria estar atendendo uma comunidade com as necessidades tão evidentes como é o caso das centenas de famílias do Conjunto Leila Diniz e entorno, com a justificativa (em nota oficial) de que, para tanto, dependia da instalação de uma coifa e providências administrativas - de fácil cumprimento -, não é razoável, não convence e só confirma o descaso e falta de sensibilidade da atual gestão municip
 

Inaugurada há quase um ano, com todos os equipamentos adquiridos e pessoal aprovado em concurso público, a Cozinha Comunitária de Itinga ainda não foi colocada em funcionamento pela atual gestão municipal. Em indicação encaminhada nesta terça-feira (15) ao prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Araponga Paiva, a vereadora Naide Brito (PT) cobrou providências.

A vereadora Naide Brito (PT) voltou a cobrar do prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Araponga, a contratação dos aprovados no concurso público realizado no ano passado, por exigência do Tribunal de Contas dos Municípios.

“Os aprovados já cumpriram todas as etapas; falta apenas a nomeação pela Prefeitura.
 

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.

A ex-prefeita Moema Gramacho lançou o nosso nome como candidata à presidência do PT no município. Temos um grande desafio à frente: reconduzir o projeto Moema Gramacho ao comando do município.

Meu nome está colocado para os filiados e filiadas que querem a volta da ex-prefeita.
 

Maior programa de transferência de renda e inclusão social em atuação no mundo, o Programa Bolsa Família está completando 10 anos com mais de 13 milhões de famílias beneficiadas. Para comemorar, a Câmara Municipal de Lauro de Freitas promove sessão especial, dia 21, segunda-feira, às 16h, no plenário da Casa.

Proposta pela vereadora Naide Brito (PT), a sessão fará o resgate histórico do programa e seu impacto na transformação social e na economia do país.
 

Após ouvir vários depoimentos de mães de alunos da rede municipal em relação ao transporte escolar, na sessão desta quinta-feira na Câmara Municipal, a vereadora Naide Brito mostrou toda sua indignação com a contratação de uma empresa sem condições para prestar um serviço da grande responsabilidade que é o transporte escolar.

“Mais uma vez o plenário da Casa traz a tona a questão das licitações.
 

A vereadora Naide Brito (PT) visitou o prédio onde deveria estar funcionando a creche e pré-escola do Residencial Lauro de Freitas, no Jambeiro. A unidade, com capacidade para 120 crianças, estava quase pronta no final da gestão da ex-prefeita Moema Gramacho, foi concluída em junho deste ano, mas até agora segue fechada. “A comunidade espera ansiosa essa creche. O prefeito não precisa inaugurar já que não é obra de sua gestão, mas é seu dever colocar em funcionamento”, cobrou a vereadora.
 

PEDAGOGIA PARA A VIDA

Com muita honra e felicidade, fui paraninfa da turma de Pedagogia da Unime, no último dia 14. Mesmo com um pouco de atraso, faço aqui o registro com meus agradecimentos a todos e todas pela indicação do meu nome.

Com...o disse na solenidade de formatura, eles poderiam ter sido engenheiros, desenvolvedores das áreas técnicas, administradores de empresas, profissões relacionadas em recente pesquisa entre as mais bem remuneradas e que melhores condições de trabalho oferecem.
 

Na abertura da 68ª Assembleia-geral das Nações Unidas - ONU, um dos mais importantes foruns internacionais de debate, a Presidenta Dilma reafirmou a soberania nacional ao manifestar repúdio e indignação com as "atividades de uma rede global de espionagem eletrônica" da qual o Brasil foi alvo. "Dados pessoais de cidadãos foram indiscriminadamente objeto de interceptação. Informações empresariais – muitas vezes, de alto valor econômico e mesmo estratégico - estiveram na mira da espionagem.

A presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (16), falou sobre os dez anos do Bolsa Família, que beneficia 13,8 milhões de famílias. Segundo Dilma, com o Bolsa Família, 50 milhões de pessoas passaram a viver com dignidade e conquistaram uma vida melhor. Ela ainda lembrou que a iniciativa retirou da pobreza extrema 36 milhões de brasileiros e de brasileiras.
 

Começa nos próximos dias a construção do Centro Panamericano de Judô, na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas. O governador Jaques Wagner assinou a Ordem de Serviço ontem, dia 28/08/2013, em cerimônia na governadoria. Com investimentos de R$43 milhões, será o principal espaço de treinamento da modalidade na América Latina.

Tudo isso só está se concretizando graças à determinação da ex-prefeita Moema Gramacho.
 

Em discurso, ontem, na comemoração dos mais de um milhão de contratos do FIES, a nossa querida presidenta Dilma fez um relato das ações voltadas à Educação, da creche à universidade, nos últimos dez anos e mostrou que, de fato, Educação é prioridade em seu Governo como jamais se imaginou na história desse país.

Só com os royalties do petróleo, assegurados na lei aprovada no Congresso na semana passada, serão 2 bilhões de reais a mais no orçamento do próximo ano.
 

Tema polêmico, a definição dos limites entre os municípios de Lauro de Freitas e Salvador voltou a ser cobrado pela vereadora Naide Brito (PT), em sessão na Câmara Municipal nesta quinta-feira (08).

A vereadora propôs a realização de uma audiência pública conjunta com as Câmaras dos dois municípios, e a Comissão de Divisão Territorial da Assembleia Legislativa, a quem cabe uma definição final.
 

Toda cidade, por menor que seja, se orgulha da sua independência política. É a data magna de uma cidade. Por isso, foi com muita tristeza que vi a cidade vazia, sem o povo nas ruas, nesse 31 de Julho de 2013.  Quanta diferença do que vimos ao longo dos oito anos da gestão Moema Gramacho, quando a Emancipação Política de Lauro de Freitas era festejada com entusiasmo.
 

Praticamente empatado com a capital, Lauro de Freitas desponta como segundo colocado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Estado da Bahia, no ranking divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. O município atingiu IDHM de 0,754. Os dados publicados ontem se referem ao período 2000 a 2010.
 

A vereadora Naide Brito (PT Lauro de Freitas) manifestou apoio ao movimento dos trabalhadores e jovens em todo o país, e à presidenta Dilma Roussef “que soube ouvir e está dando respostas ao clamor das ruas”. Militante dos movimentos sociais desde os anos 70, contra a carestia e pelas Diretas Já, a vereadora disse que as manifestações aprofundam a  democracia no Brasil.

“Sinto-me dentro do movimento porque já briguei muito, tenho uma história de lutas por direitos”.
 

O discurso de terra arrasada soa inconsistente diante dos fatos que toda a população conhece. Adotar a máxima fascista de “repetir uma mentira até que se torne verdade” não vai funcionar para uma cidade que participou e ajudou a decidir sobre cada tijolo colocado, cada ação realizada nos oito anos da gestão passada.

Não poderia me calar diante do que ouvi na abertura da Conferência, que é um espaço democrático por natureza e assim me permite apresentar outra versão.
 

Das mais de 5 mil denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes registradas entre 2008 e 2011 na Bahia,  apenas 479 foram apuradas, com 56 procedimentos finalizados. Os dados, abordados nesta segunda-feira (20), durante Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas, indicam que entre a denúncia e a responsabilização do abusador ainda há muito caminho a percorrer.
 

Reunidos na praça da Matriz na noite desta segunda-feira (6/04), cerca de 50 contemplados com apartamentos no Residencial Lauro de Freitas, Capelão, reforçaram a decisão de buscar alternativas para agilizar o processo de desocupação dos imóveis invadidos. O conjunto habitacional construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, com 418 unidades, foi invadido em março, enquanto as famílias legalmente selecionadas aguardavam a assinatura dos contratos com a Caixa Econômica Federal.

Quatro meses após a ex-prefeita Moema Gramacho ter entregue o prédio pronto e a maior parte dos equipamentos, a UPA 24h de Lauro de Freitas ainda não entrou em atividade, com grandes prejuízos para a população.

Depois de registrarem os grandes avanços nos direitos e políticas públicas voltadas à mulher em todo o país nos últimos dez anos, participantes da Sessão Especial em homenagem às mulheres promovida pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas, destacaram, em tom de apelo, que é preciso fazer valer as leis e conquistas. “Muitas mulheres agredidas sequer sabem da existência da Lei Maria da Penha, que é um marco na luta do segmento”, apontou a vereadora Naide Brito, autora da proposta da sessão.
 

Com um discurso curto e direto, a vereadora Naide Brito (PT) rebateu os ataques do prefeito Márcio Araponga à gestão da ex-prefeita Moema Gramacho, na sessão da Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira.  Naide entregou à presidência da Casa documentos contendo relação de convênios com os governos federal e estadual e atas das reuniões de transição publicadas no Diário Oficial do Município. “Esses documentos são de amplo acesso de qualquer cidadão.

Projeto de Resolução que cria a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Lauro Freitas foi apresentado pela vereadora Naide Brito (PT) e está em tramitação na Casa. A proposta integra as atividades do mandato da petista em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que também terá Sessão Especial, nesta sexta-feira, dia 8, às 16h, no Plenário da Câmara.

Por indicação da vereadora Naide Brito (PT), a Câmara Municipal de Lauro de Freitas realiza, na segunda-feira, dia 20, às 16h, audiência pública em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A audiência, que terá como palestrante a psicóloga Mônica Caldas, aborda também a Campanha nacional “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças”, lançada pelo governo federal na última quarta-feira (15).
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.