CARETAS DE LAURO DE FREITAS: A TRADIÇÃO DOS MASCARADOS QUE ALEGRAM E AMEDRONTAM A CIDADE



             
A turma do Tradição dos Mascarados (Os caretas) participam do Carnaval de Lauro de Freitas a mais de cinquenta anos. Começou com foliões do bairro de Portão; o Sr. Lindão (falecido) e seus amigos Abelardo (vivo) e Clarindo (falecido) foram as pessoas que deram inicio e fomentaram essa grande tradição popular. Os preparativos sempre começam no mês de janeiro, com a confecção dos pierrôs e das mascaras. Os pierrôs são feitos de tecido (cetim ou outro semelhante) enfeitados com miçangas, filó e ginzos; As máscaras são confeccionadas de tecido (algodão ) enfeitadas com couro, tintas coloridas, brilho, com chifres e nariz de espuma, hoje alguns compram as máscaras prontas; também usavam nas mãos luvas brancas. Haviam alguns mascarados que usavam mortalhas que era um roupão de tecido liso ou estampado (túnica) com máscara feita do mesmo tecido sendo que, não tinha chifres, eram em total formato de cone com os olhos e o nariz. 
Nos tempos atuais, os mascarados improvisam de tudo para chamar a atenção das crianças e também dos adultos. Os mascarados fazem um sucesso sem igual. Artêmio Luz é um dos principais incentivadores para o sucesso dos mascarados e tem todo o cuidado para tudo sair dentro da fantasia esperada e fazer a alegria e o medo de muitos.




Os CARETAS começam a sair para as ruas dias antes da festa momesca, anunciando o carnaval na cidade.
A população já está perguntando quando será aberta as inscrições para o 'Concurso de Máscaras Carnavalesca de Lauro de Freitas'. Outro evento que incentiva os mascarados. 
A brincadeira é promovida pela prefeitura como forma de incentivar a manifestação dos caretas, antiga tradição do município que sempre acontece antes e vai até o Carnaval. Cabe a Secretária Municipal de Cultura a organização do concurso.
A Concentração é no estádio municipal (para serem vestidas as fantasias e dar início ao desfile) na Avenida Mário Epinghaus, e segue até a Praça da Matriz, onde é realizado o CONCURSO.
O evento faz parte do Calendário Cultural do município e é uma das expressões mais fortes da cidade.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.