CAI EM MAIS DE 9 MILHÕES O NÚMERO DE CATÓLICOS NO BRASIL, APONTA PESQUISA DATAFOLHA

Resultado de imagem para CATÓLICOS NO BRASIL

O catolicismo perdeu nove milhões de fiéis em todo o Brasil, de outubro de 2014 a dezembro de 2016. É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto Datafolha. O número representa 6% dos brasileiros maiores de 16 anos durante o período.

O Datafolha afirma que, 60% dos brasileiros se declarava católicos, em 2014. Neste ano, o número caiu para 50%. No mesmo período, a fatia dos que se declaram sem religião mais que dobrou, passando de 6% para 14%. Em 174 cidades, foram ouvidos 2.828 brasileiros maiores de 16 anos, selecionados através de sorteio aleatório. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Também cresceu o número de pessoas que se declaram da região evangélica, nos últimos 10 anos. Em 2006, 20% dos moradores da região Nordeste diziam seguir uma religião protestante. Este ano, o número saltou para 27%. A única queda foi registrada na região Sudeste, que caiu de 51% para 43%. 

Segundo o socialista da USP Reginaldo Prandi, isso não quer dizer que as pessoas perderam a fé nas crenças. "Pode não ter religião hoje e ter amanhã. Ficou muito ao sabor da época da vida, dos compromissos que se quer assumir. A religião deixou de ser condição obrigatória de ser bom cidadão". 

Já o professor de filosofia da religião da PUC, Luiz Felipe Pondé, vê um processo de desinstitucionalização das religiões. "A igreja atrapalha, tira a liberdade, é excessivamente racionalista, interesseira ou contrária à pureza interior da busca da fé".
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.