O QUE PODE AJUDAR A COMBATER CÓLICA MENSTRUAL?


Quando a mulher menstrua, os fluidos passam por uma região chamada colo do útero, que é estreita e pode apresentar bastante sensibilidade. E é esse tráfego que causa as terríveis cólicas. “Mas nem sempre essa dor é normal”, comenta José Maria Soares Jr., vice-chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Se ela é intensa e piora com o tempo, é preciso procurar um médico. Isso pode ser indício de uma doença mais séria, como endometriose ou mioma uterino”, atesta.

Se o incômodo não for originado por uma encrenca específica, pode-se recorrer a anti-inflamatórios ou remédios próprios para enfrentar cólicas e desconforto abdominal. Pílulas contraceptivas também costumam ajudar — mas não as engula antes de conversar com um profissional. “Toda droga tem efeitos colaterais. Cronicamente e sem acompanhamento médico, os anti-inflamatórios podem aumentar o risco de pressão alta e problemas nos rins”, alerta Soares Jr.

Às vezes, alguns tratamentos não medicamentosos entram em cena, como compressas de água quente, fisioterapia e acupuntura. A escolha entre elas depende muito da intensidade dos sintomas e do bate-papo com o expert.

Fonte: saúde
Share on Google Plus

About Ana Lúcia Leal da Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.