ADVOGADOS DE LULA ENTRAM COM AÇÃO NO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA VIOLAÇÃO POR PARTE DOS PROCURADORES DELTAN, JULIO E ROBERSON

Foto: Roberto Parizotti / Cut

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta terça-feira (15) um pedido de providências no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra os procuradores da República Deltan Martinazzo Dallagnol, Julio Carlos Motta Noronha e Roberson Henrique Pozzobon. Os advogados apontam que eles violaram a Constituição Federal e regras estabelecidas pelo próprio CNMP ao tratar Lula como culpado durante a apresentação da denúncia contra o petista por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. "Os procuradores dedicaram tempo substancial de suas apresentações para mostrar Lula como 'comandante máximo de esquema criminoso', fazendo referência a uma suposta organização criminosa no âmbito da Petrobras. O fato é que esse tema é estranho ao pedido formulado na denúncia – Lula não foi denunciado por crime de organização criminosa – e sequer está sob a competência funcional de Dallagnol, Noronha e Pozzobon, mas, sim, do Procurador Geral da República, no âmbito de inquérito ainda não concluído, que tramita no Supremo Tribunal Federal", relata a nota divulgada hoje. A defesa ressalta que os procuradores usaram "termos midiáticos" para "manchar a reputação do ex-Presidente e promover o linchamento de sua figura, processo deliberado de condenação pública". Os advogados também reclamaram das referências ao mensalão durante a apresentação da denúncia, apontando essa como outra tentativa de "macular" a imagem do ex-presidente.
Share on Google Plus

About Marcinho do Saiunoblog

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.