Pesquise Aqui

Carregando...

NOTÍCIAS DA HORA

Loading...

COLIGAÇÃO PRA BAHIA MUDAR MAIS

COLIGAÇÃO PRA BAHIA MUDAR MAIS

sábado, 18 de junho de 2011

CLIMA DE SÃO JOÃO NAS CRECHES DE LAURO DE FREITAS


Ao som das cantigas juninas infantis, a meninada das Creches Municipais Ana Montenegro, em Portão, e Deputado Paulo Jackson, no CAIC/Itinga, fez a festa nesta sexta-feira (17). Vestidas a caráter, as crianças de 1 a 3 anos e 11 meses, se esbaldaram com as brincadeiras e quadrilhas juninas. Misturados aos pais e educadores, os pequeninos se soltaram e mostraram que já estão em clima de São João. A Ana Montenegro, fundada há três anos, atende a 100 crianças, e a Paulo Jackson, inaugurada em julho de 2005 com 90 crianças, hoje conta com 215. As creches funcionam em turno integral, das 7h às 17h, oferendo suporte pedagógico, nutricional, além de serviços odontológicos e de saúde.

A criatividade deu o tom da decoração junina. Na Ana Montenegro, em meio as tradicionais bandeirolas estavam as bandeiras feitas com recorte de revista. Na mesa todos os tipos de bolos, amendoim, laranja, salgados, arroz doce e refrigerante. Para a mãe dos gêmeos Fábio e Fabrício, de 1 ano e oito meses, a trabalhadora domestica Jéssica Maria Araújo dos Santos (19), a creche Ana Montenegro desenvolve um trabalho maravilhoso. “Deixo meus filhos aqui e fico tranquila por que sei que estão sendo bem cuidados”, afirmou.
Enquanto organizava a quadrilha, a diretora Miriam Vasconcelos comentou sobre a importância da realização de eventos na instituição. “Esses momentos festivos possibilitam a maior interação com as famílias. Os pais podem analisar melhor o trabalho feito pelos nossos educadores”, frisou a diretora. NO CAIC, a regra é a mesma, trazer as famílias para dentro do espaço. “Desenvolvemos este momento lúdico em parceria com as atividades pedagógica. Tudo isso com a integração da familia”, reforça a vice-diretora Maria Auxiliadora Souza.

Na Paulo Jackson, nove professoras, onze auxiliares de classe, uma assistente social, além da diretoria mantém a qualidade das atividades desenvolvidas na instituição. “Temos a preocupação de oferecer melhores condições de vida para nosso alunado”, reforça. O trabalho voluntário é outra ação que funciona na creche. Os pais vão uma vez por semana acompanhar o cotidiano dos filhos. A vice-diretora destacou o empenho da voluntária Celeste Aquino. “Em seis anos de fundação da unidade, dona Celeste nunca faltou. A ajuda dela é essencial para nós”, afirma Auxiliadora.

A primeira creche fundada no município foi a Paulo Jackson, no CAIC, em Itinga. Logo depois foi inaugurada a creche em Vila Nova de Portão. Dois anos depois a prefeitura assumiu uma creche estadual em Vida Nova / Caji e a do Quingoma (em parceria com o Rotary). No ano passado, criou a de Areia Branca. Somando as crianças atendidas nas creches municipais com as das 12 creches conveniadas, o município atende hoje cerca de 3 mil crianças nessa faixa de idade.

Estão em fase de construção outras duas creches na Chácara Thaiti e Lagoa da Base. A prefeita Moema Gramacho pretende instalar uma creche municipal em cada bairro até o final do seu mandato. O município assinou com o Ministério da Educação, no final de maio, um convênio para construção de mais três creches e quadra poliesportiva coberta. A construção das creches, que serão implantadas no Caji Picuaia, em Areia Branca e em Itinga, compreende investimento de 620 mil reais. A quadra será construída na Escola Dois de Julho, em Itinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAR UM COMENTÁRIO
Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários feitos por anônimos não serão respondidos.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.